Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Shopping Vilarejo abre edital para projetos culturais

Oportunidade para música, artes cênicas e visuais | Foto: Divulgação/Vilarejo

O Shopping Vilarejo abriu as suas portas para a realização de projetos artísticos de cultura e entretenimento. Por meio do primeiro Edital de Ocupação de Espaços para Projetos Culturais, o Vilarejo convida artistas, grupos e organizações culturais a enviarem suas propostas para apresentações e eventos que poderão ocorrer dentro das instalações do shopping. O edital, que seguirá aberto sem prazo definido, é uma forma de trazer para o Vilarejo projetos que enriqueçam a experiência dos visitantes e que promovam a diversidade artística. A ideia é oferecer ao público apresentações teatrais, musicais, de artes visuais, cultura popular, circo, literatura, dança, apresentações infantis e projetos de sustentabilidade.

 

Oportunidade para artistas

Na outra ponta, uma oportunidade para artistas que conquistam financiamento cultural, mas esbarram na dificuldade de encontrar espaços fechados para suas apresentações na cidade. Todas as informações do edital estão disponíveis no site www.shoppingvilarejo.com.br. A administração do shopping avalia a proposição em um prazo de até 30 dias.

Marcas se reúnem em bazar beneficente na Rua Teresa

Rua Teresa pode funcionar na sexta-feira da Paixão | Foto: Wendel Fernandes

A luta de uma família petropolitana em busca de auxílio financeiro para custear o tratamento da pequena Vitória Kaizer, de 10 anos, vai ganhar um reforço especial: 52 marcas da Rua Teresa realizarão, no dia 14 de setembro, um bazar especial com a venda de roupas novas. Todo o valor arrecadado será revertido para o tratamento de Vitória, diagnosticada com um tumor no tronco cerebral, em 2023. O bazar vai ocorrer em uma loja na Rua Aureliano Coutinho, n.º 72, das 11h às 18h e contará com peças para todos os tamanhos e estilos com valores acessíveis das 52 marcas participantes.

 

Tratamento com alto custo

A família de Vitória teve que fechar a loja que mantinha na Rua Teresa para dar o auxílio necessário à menina durante o tratamento. Ela está sendo tratada com o ONC201, produzido nos Estados Unidos. O pai de Vitória, Rodolpho, viaja mensalmente para buscar de forma gratuita o medicamento, que só pode ser retirado nos EUA por um responsável legal. O tratamento tem resultados positivos, no entanto, os gastos da família são grandes. Além disso, a radioterapia levou ao desenvolvimento da radionecrose, uma complicação tardia comum em tratamentos neurológicos. E Vitória também precisa de terapias específicas.

Apagão de informações

Na última sexta-feira (9), a Prefeitura de Petrópolis novamente criou um apagão de informações diante de uma crise, dessa vez com o transporte público. A paralisação dos rodoviários da empresa Petro Ita deu um nó no trânsito no Centro Histórico, com impacto em ruas adjacentes. A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) levou horas para conseguir começar a dissolver o congestionamento. Nas ruas, em maioria Guardas Municipais, sem apoio dos agentes de trânsito da Companhia. Somente depois de insistência da imprensa local a comunicação da Prefeitura começou a divulgar o serviço público em relação à mobilidade e transporte. Situação semelhante à da tragédia de 2022, em que bateram mais cabeça do que informaram os serviços à população.