Por: POR LUANA MOTTA

PETROPOLITANAS: Prefeitura abre licitação para compra de merenda

Compra de itens da agricultura familiar | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

A Secretaria de Educação de Petrópolis abriu editais de licitação para compra de gêneros alimentícios e hortifrutigranjeiros da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural para a merenda escolar, com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para os próximos 12 meses. Como o Coluna mostrou no mês passado, o contrato com a Associação de Produtores Rurais de Petrópolis (APRP), que estava em vigor, é objeto de investigação do Ministério Público Federal e Polícia Federal, por suspeita de corrupção nas informações prestadas ao Governo Federal. O MPF cobrou do município, em março, após a investigação vir a público, o encerramento do contrato com a Associação. A Prefeitura, no entanto, não cumpriu o pedido, e realiza agora a licitação após o encerramento do contrato investigado.

 

Função fiscalizadora do CAE

Em abril, o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) também recomendou expressamente que a Secretaria de Educação fizesse o encerramento do contrato sem que prejudicasse o fornecimento da merenda escolar, assim como foi expressamente pedido pelo MPF. Só que no caso do CAE, foi feito o pedido, e o assunto foi sepultado. No Portal da Transparência da Prefeitura constam as atas das reuniões de julho e agosto. Na reunião do dia 03 de julho, é mencionado na ATA que estão acontecendo visitas aos fornecedores da agricultura familiar, "conforme indicativo do Ministério Público Federal", diz um trecho. Já em agosto, perto do fim do contrato que está sendo investigado, o tema não é nem pautado.

Situação da merenda é grave

Como mostrou a Coluna, em agosto, o Ministério Público Federal estima que o prejuízo do esquema de adulteração de documentos da agricultura familiar na merenda escolar seja ainda maior do que os R$ 500 mil calculados no início da investigação. No Portal da Transparência da Prefeitura constam apenas contratos com a Associação de Produtores Rurais de Petrópolis (APRP) de 2021 a 2023, estes, somados, são R$ 5,7 milhões. Como o contrato com a Associação investigada ainda é mantido, o procurador da República Charles Stevan da Motta Pessoa, que está à frente do caso, apura se há novas irregularidades após o esquema ter sido revelado durante a Operação Farnel, em janeiro deste ano.

ACEP firma parceriatécnica com a UFF

ACEP e UFF para discutem Cidades Inteligentes | Foto: Divulgação/ACEP

A Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (ACEP) se reuniu com o renomado professor Aníbal Alberto Vilcapoma, da Universidade Federal Fluminense (UFF), para discutir o futuro das cidades inteligentes. No encontro, ficou acordado um Convênio de Cooperação Técnica entre a ACEP e a UFF, que formalizará essa colaboração contínua em prol da inovação e do crescimento sustentável. "Essa reunião destaca a importância da aproximação da ACEP com a Universidade, especialmente nesse momento de lançamento do Observatório Econômico, que trará dados analíticos sobre Petrópolis," afirmou Roberto Musser, diretor de Inovação e Novos Negócios da ACEP.

 

Clube da Permuta recebe Avancini

O Clube de Permuta realizará, na próxima quarta-feira, 18 de setembro, mais uma edição do evento Segredo do Chef, um evento exclusivo para associados, que desta vez contará com a participação especial de Henrique Avancini, renomado atleta de mountain bike e referência no esporte mundial. O encontro acontecerá das 12h15 às 14h, na Locanda Centro Histórico, em Petrópolis.