Por: POR LUANA MOTTA

PETROPOLITANAS: Petrópolis é a terceira no RJ em denúncias de propaganda eleitoral irregular

App Pardalrecebe pode ser baixado no Android e IOS | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Petrópolis registrou a média de quatro denúncias de propaganda eleitoral irregular por dia, desde o início da campanha no dia 16 de agosto. O que coloca o município em terceiro lugar no ranking de denúncias no Estado do Rio de Janeiro. De acordo com as estatísticas do aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 175 registros, a cidade serrana só fica atrás da capital, Rio de Janeiro, que tem 375 registros; e Duque de Caxias, com 194. O aplicativo registra e encaminha denúncias de propaganda eleitoral e outras irregularidades, à Justiça Eleitoral. No estado do Rio foram registradas até agora 3.791 denúncias no App Pardal. A maior parte delas é sobre irregularidades nas campanhas para vereador, 2.255 registros; 989 para prefeitos; 521 de coligações/partidos/federações; e 26 de vice-prefeito.

 

Tipos de irregularidades

Em relação ao tipo de irregularidades denunciada: 19% são referentes à propaganda na internet; 17% em bens públicos; 16% de adesivos; e 12% referente a alto-falante/amplificador de som. O Pardal é uma ferramenta de recebimento de denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral, mas no aplicativo é possível acessar o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade) para denunciar casos de desinformação, e a página do Ministério Público Eleitoral (MPE), para envio de denúncias de crimes eleitorais.

Simpósio Ação Pública e Inovações Sociais

Oficina Ecossistema da Inovação Social | Foto: Divulgação/IPG

No dia 11 de outubro, a UNIFASE vai sediar o 1º Simpósio Ação Pública e Inovações Sociais de Petrópolis, evento que marca o encerramento do primeiro ciclo do projeto de pesquisa "Cartografia do Ecossistema de Inovações Sociais de Petrópolis". A equipe de pesquisadores do projeto vem trabalhando, desde agosto de 2023, no mapeamento e reconhecimento da rede de iniciativas de inovação social da cidade, que estão buscando soluções inovadoras para os problemas públicos de Petrópolis. O evento contará com renomados pesquisadores, e marcará o lançamento da plataforma do Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF): o Observatório de Inovação Social de Petrópolis.

 

Plano Clima Adaptação

O Ministério das Cidades receberá contribuições da sociedade sobre mudanças climáticas até o dia 11 de outubro. As ideias recebidas vão compor a elaboração do Plano Clima Adaptação - Cidade, documento que guiará as políticas de adaptação climática das cidades brasileiras até 2035. A participação popular auxiliará o Ministério a conhecer as principais demandas das cidades e ajudará a saná-las em meio ao impacto das mudanças climáticas. O formulário para participação está disponível na página da Rede para Desenvolvimento Urbano Sustentável (ReDUS).