Por: POR LUANA MOTTA

PETROPOLITANAS: Candidatos ainda não definiram apoio no 2º turno

Hingo Hammes e Yuri Moura se enfrentam no 2º turno | Foto: Reprodução

Definidos os candidatos que se enfrentarão no segundo turno em Petrópolis - Hingo Hammes (PP) e Yuri Moura (Psol) -, os partidos que não avançaram, se reúnem para decidir um possível apoio no próximo dia 27 de outubro. A reportagem do Correio entrou em contato com os três candidatos - Doutor Santoro (NOVO), Eduardo do Blog (Republicanos) e Rubens Bomtempo (PSB), mas as tratativas entre os partidos ainda estão em andamento. A expectativa é de que até sexta-feira, sejam os anúncios.

 

Yuri agradece os 28 mil votos

Após o resultado das urnas, neste domingo (6), Yuri Moura do Psol agradeceu aos eleitores os 28.001 votos que garantiram sua vaga no segundo turno no dia 27 de outubro. "Agradeço de novo a todos e todas que caminharam ao meu lado, a todo mundo que me abraçou nas ruas de Petrópolis. E tenha certeza, que Petrópolis pode ter uma política de prevenção de verdade, que Petrópolis pode cuidar da sua saúde, garantir vaga em creche, e gerar mais oportunidades. Eu não vou desistir de Petrópolis e sei que muita gente também não vai. A gente vai reencontrar nossa autoestima e o povo vai voltar a ser feliz"

Prefeito Rubens Bomtempo sai derrotado

Derrotado nas urnas, o atual prefeito Rubens Bomtempo (PSB), nas redes sociais, agradeceu os 17.158 votos recebidos. "Quero aqui te agradecer por ter acreditado e valorizado tudo que fizemos pela nossa cidade. Mesmo com um mandato abreviado por uma injustiça, que nos tirou a chance de trabalhar por mais um ano, fizemos as mudanças necessárias para que Petrópolis pudesse respirar novamente", disse Rubens. Essa é a primeira vez que Bomtempo tenta a reeleição, em seus quatro mandatos, e não chega ao segundo turno. Pesquisas eleitorais realizadas durante a campanha já apontavam o alto índice de rejeição do atual prefeito. No dia 3 de outubro, o Instituto Prefab Future divulgou uma pesquisa, realizada com cerca de mil entrevistados, que apresentou 44,1% de rejeição a Bomtempo enquanto candidatos e 60,3% afirmaram não estarem satisfeitos com a sua quarta gestão.

Eduardo do Blog tem quase 20 mil

"Agradeço aos petropolitanos pelos quase 20 mil votos. Agradeço ao meu amigo e vice Prof. Leandro, incansável a minha família e equipe querida! Aos candidatos a vereador e vereadoras que permaneceram no projeto até o final - obrigado", agradeceu Eduardo do Blog (Republicanos), nas redes sociais. O vereador que optou concorrer como prefeito, ao invés da reeleição ao legislativo, recebeu 19.496 votos, ficando em quarta posição.

"Ideias continuam", diz Santoro

Doutor Santoro (NOVO) que teve o menor percentual nas urnas, recebeu 4.193 votos. Nas redes sociais, ainda frustrado com o resultado, agradeceu os votos, os candidatos e os partidos da coligação que acreditam na sua proposta. "Obviamente que muitas coisas vão ser refletidas ao longo desses próximos dias, o que é absolutamente normal. Há um dia eu tinha zero votos, e hoje, 24 depois, tenho 4,2 mil petropolitanos que acreditam em uma ideia. Ideias são a prova de balas, são a prova de votos. E as ideias continuam", disse.