Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Lançamento do Observatório de Inovação Social de Petrópolis

1º Simpósio Ação Pública e Inovações Sociais | Foto: Divulgação/IPG

Foi lançado na última semana (11), durante o 1º Simpósio Ação Pública e Inovações Sociais de Petrópolis, o Observatório de Inovação Social de Petrópolis (Obisp). O evento, realizado na UNIFASE, reuniu especialistas e membros de iniciativas de inovação social em Petrópolis. O simpósio foi financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), marcou o encerramento do primeiro ciclo do projeto de pesquisa "Cartografia do Ecossistema de Inovações Sociais de Petrópolis". A professora e pesquisadora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Maria Carolina Martinez Andion, coordenadora do Observatório de Inovação Social de Florianópolis (Obisf), foi um dos destaques da programação.

 

Pesquisas na área

O Obisp, Observatório de Inovação Social de Petrópolis, surge a partir da parceria e do intercâmbio com o Obisf, o Observatório de Inovação Social de Florianópolis, e agora integra o projeto "Rede colaborativa para favorecer a inovação social na ciência e nas políticas públicas: articulando pesquisa, ensino e extensão" que teve início este ano, financiado pela CAPES PROEXT. O Observatório vai ajudar a mapear e criar ferramentas de integração entre as diferentes iniciativas de inovação social que atuam em Petrópolis e iniciativas futuras.

UNIFASE participa do Dia D do Outubro Rosa

O Ambulatório Escola da UNIFASE vai participar do Dia D do Outubro Rosa. O evento será realizado em todo município de Petrópolis, neste sábado, 19 de outubro. Das 8h às 16h, haverá atendimento para as mulheres com coleta de preventivo e solicitação de mamografia, para aquelas que estiverem na faixa etária. Uma advogada vai atender e prestar orientações na parte jurídica. As vagas são limitadas e o atendimento será realizado através de senhas, que serão distribuídas a partir das 8h. O Ambulatório Escola (AMBE) fica na Rua Hyvio Naliato, 899 - Cascatinha. Mais informações pelos telefones (24) 2235-2224 ou (24) 2017-9000.

Poda de árvores

A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou na sessão plenária nesta terça-feira (15) uma indicação legislativa de autoria do vereador Júnior Paixão, permitindo que o Poder Público realize a poda e o corte de árvores em propriedades particulares com fins residenciais, desde que o morador comprove situação de hipossuficiência econômica. A medida pretende beneficiar cidadãos que não têm recursos para contratar o serviço e, ao mesmo tempo, garantir que ele seja feito dentro da legalidade e com segurança.

Famílias inscritas no CadÚnico

Para ter acesso ao serviço, o morador deverá solicitar a intervenção ao órgão municipal responsável e comprovar sua condição econômica por meio de inscrição no CadÚnico ou com uma declaração pessoal de hipossuficiência. A realização da poda ou do corte só será autorizada após vistoria técnica, para garantir que todas as exigências legais sejam cumpridas. A proposta mantém a necessidade de licença ambiental e o cumprimento de outras normativas vigentes. A matéria segue para análise do Executivo Municipal.