Por: POR LUANA MOTTA

PETROPOLITANAS: Projeto do Hospital Alcides Carneiro é reconhecido

Projeto competiu com iniciativas de todo país | Foto: Divulgação/PMP

O projeto Multiplicadores de Acessibilidade, promovido pela Prefeitura e implementado pelo Sehac em unidades como o Hospital Alcides Carneiro, UPAs, UPHs e UBSs, visa à promoção da inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD). A iniciativa foi selecionada para o 44º Prêmio Ser Humano da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), que anualmente reconhece práticas inovadoras de gestão de pessoas, destacando categorias como Desenvolvimento, ESG (Ambiental, Social e Governança) e Excelência Organizacional. Programa Multiplicadores de Acessibilidade já formou 180 profissionais para atender o público PCD.

 

Consulta pública

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoverá no dia 13 de novembro a consulta pública sobre a aquisição e instalação de sistema para radares banda X. O objetivo é o monitoramento e previsão de eventos hidrometeorológicos no estado do Rio de Janeiro, em especial nas regiões mais críticas, como a Serrana e Sul Fluminense. A consulta pública possibilita a identificação das diferentes possibilidades de configuração das infraestruturas necessárias para a instalação dos radares, incluindo torres, containers, equipamentos auxiliares, energia e lógica, além de softwares, programas de treinamento, equipamentos de testes e conjunto de peças sobressalentes. A consulta pública está disponível no site do Inea.

Cenário Nacional

O Sehac disputou o prêmio ao lado de grandes empresas, como Vale, Petrobras, Energisa Minas, Volkswagen, Tim e MetrôRio, e chegou à fase final. A cerimônia de premiação aconteceu nesta terça-feira (30), no Rio Othon Palace, com a presença da gerente de Recursos Humanos do Sehac, Juliana Demétrio, e da acessibilista Cristiane Valessa, responsáveis pela implementação do
projeto.

Alunos de Petrópolis são deputados por um dia

O projeto de lei de saneamento básico para pessoas em terrenos ocupados proposto pelos estudantes que participaram da 19ª Câmara dos Deputados Mirim em Brasília foi aprovado na última sexta-feira. Este foi o projeto em que os alunos do Colégio Montês de Petrópolis participaram sugerindo emendas. A iniciativa faz parte do projeto Plenarinho e proporciona aos alunos do ensino fundamental a experiência de atuar como deputados e deputadas mirins durante dois dias. Nesta 19ª edição do Câmara Mirim, os 200 estudantes de todo o país aprovaram três projetos de lei, que, segundo o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), serão enviados para as comissões permanentes para análise.