Por: POR LUANA MOTTA

PETROPOLITANAS: MPRJ pede regularização do transporte escolar

Estudantes não podem frequentar as aulas | Foto: Leandra Lima

A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis ingressou, nesta terça-feira (05), junto à Vara da Infância, Juventude e Idoso e Petrópolis, com um pedido de concessão de tutela provisória de urgência para que o Município de Petrópolis regularize, em até 24 horas, o transporte de estudantes com deficiência na cidade. Segundo diversas denúncias que chegaram ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), a Prefeitura não vem repassando os recursos do programa municipal destinado à educação (PGDREM) às escolas públicas, o que fez com que os motoristas dos ônibus escolares paralisassem seus serviços.

 

Atrasos de salários

Na petição encaminhada ao Juízo, a Promotoria destaca que vem recebendo desde segunda-feira (04), diversas reclamações sobre a paralisação do serviço de transporte escolar para os estudantes com deficiência na rede municipal de ensino. Com isso, os alunos estão sendo impedidos de ir às aulas. De acordo com o MPRJ, a denúncia diz que cerca de 50 motoristas estão há mais de 60 dias com os salários atrasados, o que seria a razão da paralisação do serviço. Ainda de acordo com as notícias recebidas, a Prefeitura teria deixado de repassar às escolas os valores referentes ao PGDREM, verba utilizada para custear o transporte dos alunos com deficiência. Além disso, não haveria mais fundos para abastecer os veículos, ou realizar sua manutenção.

Nota sobre a despedida de Evandro Teixeira

Fotojornalista Evandro Teixeira | Foto: André Arruda/Acervo IMS

Em Petrópolis, o grupo de instituições ligado ao projeto "2024: Valores da democracia hoje" compartilhou uma nota sobre a despedida do fotojornalista Evandro Teixeira, que faleceu na segunda-feira, 4 de novembro. Uma exposição, com fotos de Evandro Teixeira, está à mostra no Centro de Cultura Raul de Leoni e pode ser visitada até 5 de dezembro. A exposição conta com imagens que documentam momentos emblemáticos da ditadura no Brasil.

“Evandro Teixeira nos deixou, mas permanece toda a memória compromissada, que ele tão bem registrou, através de um olhar sensível e que o tornou um ícone da fotografia não só no Brasil, mas também no cenário internacional.


Evandro soube cobrir, com coragem e sem medir riscos, momentos no calor dos acontecimentos. Com rara sensibilidade e enternecimento registrou também instantâneos do cotidiano de gente simples, lavradores, pescadores, mulheres agricultoras e vendedoras, paisagens de nossas praias, rios, sertões, ruas, praças e a periferia de nossas cidades.


Nós, instituições que levamos adiante, em todo este ano, o Projeto “2024: Valores da Democracia hoje”, enriquecido com sua exposição “Evandro Teixeira, Fotojornalismo e Ditadura: Brasil 1964/Chile 1973” - acervo do Instituto Moreira Sales/IMS -, estamos bastante comovidos com a partida do Evandro.


Neste momento de profunda dor, agradecemos a Deus por sua vida e pelo forte legado que nos deixou. Suas fotografias e sua história se eternizam como atos de resistência política. Ficarão para sempre, como marcos indeléveis na defesa do estado democrático de Direito, na trincheira de luta pelos Direitos Humanos e na valorização da vida”.


A nota foi assinada por: Associação de Amigos do Dr. Alceu/AADA, Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade/CAALL, Casa Stefan Zweig/CSZ, Grupo Pró Memorial Casa da Morte/GPMCM, Instituto Municipal de Cultura/IMC/PMP, Livraria NOBEL, Museu Imperial, Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/UNIFASE, Universidade Candido Mendes/UCAM, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ e Universidade Federal Fluminense/UFF.

Rota da Inovação

Entender as mudanças no comportamento do consumidor e como o empreendedor deve utilizar ferramentas para manter o seu negócio relevante. Com essa proposta, o Sebrae Rio realiza o evento "Rota da Inovação - Petrópolis". A programação contará com a palestra "A Nova Era dos Negócios", painel Hub de Inovação e finaliza com uma sessão de negócios. O evento vai ocorrer nesta sexta-feira (8), das 8h30 às 13h, no Serratec - Rua Afrânio Melo Franco, 333 - Quitandinha. Com entrada gratuita mediante inscrição.

Conferência de Esportes e Lazer

As inscrições para a VII Conferência Municipal de Esportes e Lazer já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 7 de novembro. Promovido pela Prefeitura de Petrópolis e pelo Conselho Municipal de Esportes e Lazer (CMEL), o evento será realizado no dia 9 de novembro, na Unifase, na Avenida Barão do Rio Branco, das 8h às 14h.