Por: Redação

PETROPOLITANAS: Petrópolis representada no Encontro Nacional da Indústria em Brasília

Petrópolis teve quatro representantes no evento nacional | Foto: Divulgação/Firjan

Junto com uma comitiva de mais de 40 empresários de diversos setores e regiões do estado do Rio de Janeiro, o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, participou, na última semana, do Encontro Nacional da Indústria (ENAI), em Brasília. O evento reuniu representantes sindicais e de federações de indústrias de todo o país para debater neoindustrialização e Custo Brasil. Petrópolis foi representada por Valter Zanacoli, vice-presidente da Firjan Serrana; Isadora Landau Remy, vice-presidente da Firjan CIRJ e presidente do Sindtêxtil; Addison Meneses, presidente do Sindcon; e André Lopes, diretor do Sinduscon.

 

Oportunidade de desenvolvimento

O encontro na capital federal também contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; além da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, do presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Junior, e do presidente da CNI, Ricardo Alban. "É uma grande oportunidade de mostrar nossos anseios, fazer reivindicações e apresentar propostas para que o Brasil melhore seu ambiente de negócios e a captações de recursos, para que a Indústria brasileira seja mais competitiva e possa ser protagonista nas inovações, assim como é crescente no agronegócio. Além disso, pudemos evidenciar para os atuais governantes o quanto a indústria é significativamente importante para a empregabilidade e para o PIB do país", destaca Valter Zanacoli, vice-presidente da Firjan Serrana.

Oficina gratuita sobre linguagens documentais

Primeira exibição de um filme brasileiro foi em Petrópolis | Foto: Museu Imperial/Ibram/MinC

A cidade de Petrópolis é considerada berço do cinema brasileiro. A primeira exibição de um filme no Brasil aconteceu em 1896, no Rio, mas a primeira exibição de um filme produzido e dirigido no país ocorreu em Petrópolis, em 1897. E com essa tradição na sétima arte, que a cidade sedia, entre os dias 2 e 7 de dezembro, a 14ª Mostra Audiovisual de Petrópolis (MAP). Promovido pelo curso Ensino Médio Integrado em Produção de Áudio e Vídeo (EMI-AV) do Colégio Dom Pedro II, o evento transformará o Centro Cultural Sesc Quitandinha em um efervescente polo cultural, reunindo cineastas, educadores, estudantes e apaixonados pela arte do cinema. Uma das oficinas, no entanto, acontece na Estácio, campus Petrópolis, na segunda, dia 2, às 14h, abrindo a série de encontros de aprendizado, abordando as linguagens documentais no mundo contemporâneo.

14ª Mostra Audiovisual de Petrópolis

Com o tema "Linguagens híbridas II - As interseções entre o audiovisual e outras artes", a programação da MAP é um convite para explorar os múltiplos diálogos entre o cinema e outras formas de expressão artística. Serão mais de 40 produções exibidas, entre curtas e longas-metragens, incluindo destaques do cenário nacional e produções locais, especialmente as criadas pelos alunos do EMI-AV.