Por: POR REDAÇÃO

PETROPOLITANAS: Vereadora Júlia lança candidatura à presidência da Câmara Municipal

Eleição será realizada durante posse dos parlamentares | Foto: Divulgação

A vereadora Júlia Casamasso anunciou sua candidatura à presidência da Câmara Municipal. Júlia promete proporcionar uma liderança transparente, participativa e independente. Como vereadora, Júlia se destacou com um mandato combativo, que fiscalizou o executivo e lutou para a melhora da vida do povo petropolitano, e agora busca transformar a Câmara em um espaço de verdadeira representação popular.

 

Motivações

Uma das motivações da vereadora para lançar a candidatura foram os acontecimentos do final do ano. "Colocaram para votar em urgência a reforma da previdência e ao mesmo tempo vetaram emendas que garantiriam a merenda escolar. Isso é inaceitável", comenta Júlia. "É por isso que lanço minha candidatura, para termos uma Câmara que represente verdadeiramente a população e diminuirmos a distância entre o legislativo e o povo".

Aprovados no concurso do LNCC

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) anunciou, recentemente, o resultado da segunda edição dos editais de apoio ao "Jovem Pesquisador Fluminense (JPF)" - com vínculo e sem vínculo - em Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) no estado do Rio de Janeiro. Foram selecionados 105 projetos, que representarão um investimento total de cerca de R$50 milhões na pesquisa fluminense. O Edital Edital nº 22/2024, destinado ao apoio a pesquisadores sem vínculo, contemplou 47 projetos em todas as áreas do conhecimento. Dois jovens aprovados nos concursos do LNCC, Bernardo Nunes Gonçalves e Lucas dos Santos Fernandez, foram selecionados na chamada de 2024 do Programa de Apoio ao Jovem Pesquisador Fluminense sem Vinculo da FAPERJ.

Carta pública

Para lançar sua candidatura, a vereadora publicou uma carta pública, intitulada "Chegou a hora de uma mulher trabalhadora presidir a Casa do Povo: por uma Câmara Municipal aberta, participativa e verdadeiramente independente". No documento, Júlia enfatiza a necessidade de uma Câmara que atenda às demandas da população e atue de forma independente, sempre ao lado do povo. "Vivemos um momento crucial em Petrópolis. A cidade enfrenta múltiplas crises: financeira, na gestão do lixo, no transporte público, na negligência com os servidores e concursados - só para citar algumas. Nosso mandato tem enfrentado todos esses desafios de mãos dadas com a população, buscando barrar ataques aos nossos direitos, apresentando propostas e projetos de lei conectados às demandas dos trabalhadores e engrossando o coro de lutas essenciais nas áreas de transporte, saúde, educação, prevenção a desastres e muito mais", afirmou Júlia na carta.

Casamasso propõe sessões plenárias acessíveis

A vereadora propõe sessões plenárias acessíveis, com horários que permitam a participação dos trabalhadores, e sessões descentralizadas nos bairros e comunidades para fortalecer o diálogo direto com a população. Ela também defende a realização de concursos públicos para servidores da Câmara e a independência do Legislativo, priorizando a defesa das demandas dos trabalhadores e agindo com autonomia. "Chega de omissão. É hora de devolver a Câmara ao que sempre deveria ter sido seu papel: um espaço aberto, que garanta ao povo petropolitano a participação e o protagonismo nas pautas que ditarão o futuro da nossa cidade", concluiu a vereadora na carta.