Por: POR REDAÇÃO

PETROPOLITANAS: Município recebe novo lote de vacina contra a covid-19

Zalika já está disponível em 15 salas de vacinação | Foto: Ascom/PMP

Petrópolis recebeu um lote com 680 doses da nova vacina contra a covid-19, Zalika, destinada à população com 12 anos ou mais. A prioridade inclui idosos, imunocomprometidos, gestantes e pessoas com comorbidades. O imunizante está disponível em 15 salas de vacinação do município para atender à demanda.

O prefeito Hingo Hammes destacou a importância do novo imunizante para reforçar a proteção da população. "Essa é mais uma etapa no nosso compromisso de combater a covid-19. A Zalika chega para aumentar as opções de imunização e garantir maior segurança para todos os petropolitanos".

 

Diferença entre os tipos de vacina

A Zalika se diferencia das vacinas anteriores pelo uso de uma tecnologia de nanopartículas proteicas, que, segundo estudos, oferece uma resposta imunológica mais ampla contra variantes recentes do vírus. "Enquanto vacinas anteriores, como as de RNA mensageiro e as de vetor viral, usam diferentes abordagens para apresentar partes do vírus ao organismo, a Zalika se destaca por gerar uma resposta imunológica mais ampla, o que pode oferecer maior proteção contra variantes recentes do SARS-CoV-2", explica o secretário de Saúde, Luis Cruzick.

Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identidade, CPF e cartão de vacinação. Gestantes devem levar também a caderneta de gestante ou laudo médico. "Vacinar é um ato de cuidado consigo mesmo e com os outros. Não percam essa oportunidade", concluiu o prefeito Hingo Hammes.

Secretarias se preparam para a segunda edição da Flipetrópolis

Reunião marca início da preparação do novo governo para os grandes eventos de Petrópolis em 2025 | Foto: Ascom/PMP

A Prefeitura está se preparando para a segunda edição do Festival Literário Internacional de Petrópolis. A reunião com equipes das secretarias de Cultura, Turismo e Governo aconteceu nesta segunda-feira (6), na sede da Prefeitura.

"A Flipetrópolis é um dos principais eventos do nosso calendário em 2025 e estamos comprometidos em garantir que esse e outros eventos gerem frutos para a cidade", comenta o secretário de Turismo, Pablo Kling.

A previsão é que a festa literária aconteça em maio, tendo como palco principal o Palácio de Cristal, um dos cartões postais da cidade, no Centro Histórico. "O turismo em Petrópolis alimenta todos os setores. Estamos comprometidos em alinhar todas as necessidades para garantir que o evento seja um sucesso" disse o secretário de Governo Fred Procópio.

Importância dos eventos internacionais

O secretário de Cultura complementa a importância em ter eventos de tamanho internacional em Petrópolis "A cultura é uma vertente fundamental da nossa cidade e ter um evento com a magnitude da Flipetrópolis é uma oportunidade para que Petrópolis se destaque ainda mais".

Também participaram da reunião o Desembargador Luis Gustavo Grandinetti e dos representantes da secretaria de Cultura, o gerente de eventos, Miguel Morelli, e a diretora de Turismo, Amanda Alvazez.