Na manhã desta quarta-feira (15), o prefeito Hingo Hammes esteve na garagem da empresa de ônibus Cidade Real, no bairro Independência, para acompanhar a apresentação dos 12 novos ônibus, que passam a integrar o sistema de transporte público da cidade de Petrópolis. Os veículos, que trazem o selo Euro IV, das normas que definem os limites máximos de emissão de poluentes veiculares, estabelecido pela Comissão Europeia, representam uma significativa redução nas emissões de óxidos de nitrogênio (NOx), partículas e outros poluentes atmosféricos emitidos por veículos a diesel.
"São agora 12 novos ônibus, com compromisso de mais três. Esse é o resultado direto do trabalho dedicado para melhorar o transporte público em Petrópolis", avaliou o prefeito Hingo Hammes, que destacou também o impacto que os novos ônibus geram no atendimento à população. "Essa é uma pauta que trago ainda do tempo como vereador, de um transporte público de mais qualidade, com uma passagem mais barata também. A gente entende que esses novos veículos vão ajudar muito na ponta, no atendimento à população. Ônibus mais pontuais, com menor índice de quebras. E é isso que a gente precisa, empresas sérias que possam proporcionar um transporte de qualidade no nosso município".
Além de poluir menos, a nova geração de veículos apresentada hoje no Independência traz monitoramento em tempo real. "Nosso ônibus novos tem tecnologia Euro IV e monitoramento integrado. Cada carro possui telemetria. É um ganho para a nossa cidade, um ganho para empresa. Os novos carros vão passar a circular a partir de fevereiro nas ruas", informou o gestor da empresa, Miguel Ângelo Vianna.
Os modelos Marcopolo Torino totalizam um investimento de aproximadamente R$ 12 milhões. Com capacidade de condução para 38 passageiros sentados e 32 em pé, são equipados por poltronas confortáveis, elevador para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, iluminação em led, câmeras de monitoramento de última geração com qualidade em HD e sistema de monitoramento via GPS, biometria facial, além de novos validadores, com o objetivo de garantir maior agilidade no embarque dos passageiros.
Eles chegam para atender as linhas: 189 (Capitão Paladini via Cel. Veiga); 122 (Fazenda Inglesa x Centro); 172 (Independência via Coronel Veiga); 135 (Elisa Mussel); 129 (Moinho Preto); 181 (Siméria via Castelânea); 108 (Bairro Castrioto); 156 (Vila Felipe via Rua Teresa / Vila Real); 110 (Duarte da Silveira x Centro); 194 (Santa Isabel).
"A renovação da frota, com esses ônibus novos, é fundamental para a gente garantir mais segurança nas vias. São ônibus mais modernos, mais tecnológicos. Eles geram menor impacto no meio ambiente, porque consomem menos combustível. É importante que a gente preste atenção no conforto do usuário. Porque, quanto mais confortável, mais pessoas acabam usando o transporte público. E isso vai impactar positivamente no sistema. Menos carros na rua e a cidade se movimentando melhor", pontuou o presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes - CPTrans.
Depois da apresentação, um grupo de busólogos (pessoas que se dedicam ao estudo e à apreciação de ônibus), crianças, adolescentes e adultos, foi conferir de perto os novos veículos. E eles foram levados para uma volta pelas regiões do Independência, Quitandinha, Centro, Castelânea, Alto da Serra, Centro e Bingen.