Por: POR REDAÇÃO

PETROPOLITANAS: Prazo final para pagamento da primeira parcela do IPTU

Desconto de 10% continua até o dia 31 de janeiro | Foto: Agência Brasil

Os contribuintes de Petrópolis têm até a próxima segunda-feira, dia 20, para regularizar o pagamento da primeira parcela do IPTU 2025. Além disso, o prazo para a quitação da cota única com 10% de desconto continua até o dia 31 de janeiro. A extensão do prazo foi determinada após a nova gestão municipal identificar problemas herdados da administração anterior, que impactaram a distribuição dos carnês de pagamento. "Quando os contribuintes pagam o IPTU em dia, ajudam a cidade a funcionar. Esse recurso é essencial para manter os serviços que todos nós utilizamos, como saúde, educação, coleta de lixo e melhorias na infraestrutura. Estamos trabalhando para garantir que todos tenham condições de cumprir com essa obrigação de forma tranquila", afirmou Hammes.

 

Pontos de atendimento

Com o objetivo de facilitar o pagamento, a Prefeitura disponibiliza diferentes pontos de atendimento para emissão da segunda via do carnê do IPTU, além de opções online pelo site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). A plataforma está disponível 24 horas por dia, garantindo mais comodidade. Já os pontos de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, nos seguintes locais:

- Secretaria de Fazenda: Avenida Koeler, 260 - Centro

- Centro de Cultura: Praça Visconde de Mauá, 305 - Centro

- Parque de Itaipava: Estrada União e Indústria, 10.000 - Itaipava

- Comdep: Rua General Rondon, 400 - Quitandinha

- Inpas: Rua Doutor Alencar Lima, 35, Sala 101 - Centro

7,8 mil imóveis visitados durante levantamento do LIRAa

O Índice de Infestação Predial (IIP) foi de 0,52% (satisfatório) | Foto: Agência Brasil

7.883 imóveis foram visitados pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE) entre os dias 6 e 9 de janeiro, durante a realização do primeiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. O levantamento apontou um Índice de Infestação Predial (IIP) de 0,52%, considerado satisfatório, já que o Ministério da Saúde preconiza índice inferior a 1% como baixo risco de infestação do mosquito. O prefeito Hingo Hammes destacou a importância das ações preventivas. "Isso demonstra o esforço contínuo da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, para combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Essa é uma prioridade. Pedimos que a população continue fazendo sua parte, eliminando criadouros e colaborando com os agentes em suas visitas", disse.

 

41 imóveis com focos positivos

Durante o levantamento, os agentes identificaram 41 imóveis com focos positivos e 58 depósitos com larvas do Aedes aegypti. Os depósitos predominantes foram vasos, pratos, frascos com plantas e bebedouros para animais, foram os mais comuns, representando 25 focos. O secretário de Saúde, Luis Cruzick, reforçou o alerta. "Embora o índice geral tenha sido satisfatório, o Aedes aegypti exige atenção contínua. Estamos intensificando as ações em regiões que apresentaram criadouros e reforçando a orientação à população. O envolvimento de todos é essencial para evitarmos surtos de doenças no município", destacou.