Por: POR REDAÇÃO

PETROPOLITANAS: Inea capacita equipes para limpeza e cuidado com árvores

Assunto foi definido em reunião da pasta | Foto: Divulgação

O Instituto Estadual do Ambiente - Inea fará a capacitação de equipes que irão atuar na remoção de ervas de passarinho, que prejudicam árvores no Centro Histórico de Petrópolis - cidade que será piloto nesta iniciativa. O apoio às ações de preservação ambiental nos municípios é uma determinação do governador Cláudio Castro. O suporte técnico ao município foi anunciado pelo secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi em reunião com representantes da prefeitura, do Legislativo e de concessionárias de serviço. A criação da força tarefa entre estado e prefeitura para limpeza e cuidado das árvores na cidade, foi anunciada por Bernardo no início deste mês após reunião com o vereador de Petrópolis Aloísio Barbosa Filho - autor da proposta - e conversa com o prefeito Hingo Hammes.

 

Limpeza será em áreas estratégicas

A ideia é que as patrulhas iniciem a limpeza de árvores em áreas estratégicas como a Praça da Liberdade e Praça D. Pedro - coração do Centro Histórico. A equipe técnica do Inea também fará um plano de conscientização para sensibilização da população sobre a importância do cuidado com as árvores.

A reunião teve a presença do diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do INEA, Cleber Ferreira; do presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB - Petrópolis, Rogério Guimarães, e de representantes das concessionárias Enel e Águas do Brasil, que irão somar à iniciativa.

Antes do início das intervenções, o planejamento e cronograma de serviços serão apresentados ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN para análise.

Meia Maratona de Petrópolis abre inscrições para 2ª edição

As inscrições serão abertas no dia 24 de fevereiro | Foto: Divulgação

A Meia Maratona de Petrópolis terá sua segunda edição em agosto de 2025. Com percursos de 7 km e 21 km, a prova se firma no calendário esportivo da região e busca atrair corredores de diferentes níveis. As inscrições serão abertas no dia 24 de fevereiro, e todas as informações sobre kits, categorias e detalhes dos percursos estarão disponíveis no perfil oficial do evento no Instagram (@meiadepetropolis).

A primeira edição reuniu atletas de diversas cidades e contou com um percurso considerado um dos mais rápidos do Brasil. Para 2025, a organização trabalha em ajustes e melhorias na estrutura, no suporte aos corredores e na experiência do público.

Dois percursos

A prova é uma oportunidade para os atletas testarem seus limites em um trajeto que combina o desafio da meia maratona com a paisagem da cidade de Petrópolis. Além do percurso principal de 21 km, a opção de 7 km permite que mais corredores participem do evento.

Irregularidades afetam transporte

Horário de pico, irregularidades no trânsito, congestionamento e muita reclamação. O dia a dia do petropolitano tem se tornado mais caótico, nas últimas semanas, com a volta às aulas e o aumento na quantidade de veículos nas ruas. As fortes retenções já comprometem mais de 70% dos horários dos ônibus. Diante disso, o Setranspetro faz um apelo aos condutores e pedestres, com iniciativas que possam dar fluidez ao tráfego de veículos e diminuir o tempo no trânsito em Petrópolis.