Por: POR REDAÇÃO

PETROPOLITANAS: Plano de Adaptação à Mudança Climática

Plano prevê ações de mitigação às tragédias | Foto: Sammirys Brandão

A Câmara de Petrópolis vota nesta quarta-feira (26), o projeto de lei (PL 2207/2024) de autoria do atual Secretário de Governo, Fred Procópio (MDB), que prevê a criação do Plano de Adaptação à Mudança Climática, em Petrópolis. O texto tem como objetivo implementar iniciativas e medidas para reduzir a vulnerabilidade dos sistemas ambiental, social e econômico frente aos efeitos atuais e esperados da mudança do clima. Fred, quando protocolou o PL justificou que nos últimos anos, muita ênfase tem sido dada à necessidade de medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Contudo, as medidas de adaptação, igualmente importantes, têm sido negligenciadas.

 

Diretrizes do plano

O artigo 2º do projeto prevê oito artigos que englobam, gestão e a redução do risco climático, integração entre as estratégias de mitigação, união de esforços com a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, fortalecimento do setor agrícola, entre outros. A medida pode ser considerada fundamental, haja vista, um relatório do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), aponta mais de 15 mil residências em áreas de risco em Petrópolis. Ainda em 2025, cerca de três mil famílias, atingidas por tragédias, aguardam um nova moradia.

Comissão avaliadora para o Guerra Peixe é definida

Vencedores da 14ª edição | Foto: Ascom PMP

A comissão avaliadora para o Prêmio Maestro Guerra Peixe, já foi definida pela Prefeitura de Petrópolis. Os nomes que integrarão foram publicados no Diário Oficial do Município. Serão ao todo nove avaliadores, sendo cinco da sociedade civil e quarto do poder público. A comissão será composta por: André de Amorim, Carla Emanuela Meira Coelho, Jorge Francisco Rossi Pinto, Marcia cunha Ganem, Dafne de Souza Silveira, Daniella Visconti, Jéssica Justino Soares, Lorena de Oliveira Cristiano, e Marcus Vinicius Ferreira Cruz. Para a 15ªedição, serão ao todo categorias. O prêmio acontece tradicionalmente no primeiro semestre de cada ano.

 

Itens para renovação

Para fazer a vistoria, o permissionário (ou seja, o dono da concessão do serviço) ou um representante legal, representante judicial ou o taxista permissionário (registrado pelo permissionário) deve apresentar: o documento de registro do veículo (CRLV) 2024 ou 2025; inspeção do GNV atualizado; aferição do taxímetro atualizada; ISS 2024 pago (ou o comprovante de isenção); certidão negativa do registro de distribuição criminal atualizada do permissionário e auxiliares; a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros.

Calendário anual de vistoria de táxis

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes - CPTrans divulgou nesta terça-feira (25) o calendário anual de vistoria dos táxis que atuam na cidade. Os períodos de vistoria são determinados pelo número final da placa do veículo. O primeiro prazo começa no dia 3 e segue até o dia 14 de março. A primeira placa de vencimento do calendário são as que terminam com final 1. E a última os veículos com placa final 0, entre os dias 7 e 17 de julho. A documentação necessária está no DO.