Por: POR REDAÇÃO

PETROPOLITANAS: Quilombo da Tapera critica "campanha política"

Vereador Junior Paixão é o autor da proposta | Foto: Divulgação/CMP

A comunidade do Quilombo da Tapera divulgou na noite desta quarta-feira (26), uma nota de repúdio contra o vereador Júnior Paixão (PSDB), após a via da região receber intervenções emergências da Secretaria de Obras do município. Segundo a nota, o parlamentar divulgou nas redes sociais que a solicitação foi realizada pelo seu gabinete, contudo, a comunidade divulgou o ofício de nº 01/2025 dos remanescentes do Quilombo da Tapera, encaminhada ao Sec. Obras Maurício Veiga. No pedido foi solicitado ao secretário cinco caminhões de bico corrida e uma máquina de motoniveladora. A solicitação foi feita no dia 21 de fevereiro. Essa não é a 1ª vez que a comunidade critica parlamentares.

 

Limitação no terminal do centro

O vereador Thiago Damaceno (PSB) defendeu, nesta quarta-feira (26), o fechamento da Estação Rodoviária Imperatriz Leopoldina (Eril), no Centro. O objetivo é garantir maior segurança para os usuários do transporte público. O parlamentar defendeu um modelo semelhante ao que ocorre no Terminal Itamarati, onde os usuários podem se deslocar da estação rodoviária para o comércio local por um determinado período e retornar sem pagar uma nova passagem. no último domingo, um homem foi esfaqueado no terminal do centro.

Mudança no parcelamento e ocupação do solo

Pagamento também pode ser parcelado | Foto: Drone 14 bis

Apesar de críticas realizadas nesta quarta-feira (26), durante a sessão da Câmara, o projeto de lei que cria o Capítulo III no título IV da lei nº 5.3932 de uso, parcelamento e ocupação do solo de Petrópolis foi aprovado pelos parlamentares. Ao todo foram nove votos a favor e três contra. Os vereadores que votaram sim foram: Carlos Alberto (MDB), Dr. Aloísio Barbosa (PP), Júnior Coruja (PSD), Marquinhos Almeida (PP), Thiago Damasceno (PSDB), Wesley Barreto (PRD) e Dudu (União), Tiago Leite (PSD) e Gil Magno (PSB). Votaram contra o texto: Léo França (PSB), Júlia Casamasso (PSOL) e Lívia Miranda (PCdoB). O projeto vai para o executivo.

 

Projeto gratuito de terapia

A Roda de Terapia Comunitária da Estação Jaqueira, no Vale do Cuiabá, vai iniciar suas atividades de 2025 no dia 13 de março, excepcionalmente em uma quinta-feira, antes de retomar seu cronograma habitual de encontros às terças-feiras, às 9h. Realizada na sala de leitura do espaço, a roda é gratuita e aberta a todos. Na condução da terapeuta Fernanda Pereira de Almeida, formada em Terapia Comunitária Integrativa desde 2009, o projeto tem se destacado como espaço de acolhimento.

Método de escuta ativa

A roda segue um método que valoriza a escuta ativa e o respeito ao relato do outro. Entre as regras estão falar sempre em primeira pessoa, silenciar para permitir que a dor do outro ressoe, não dar conselhos e não criticar. A qualquer momento, é possível interromper para cantar uma música, declamar um poema ou compartilhar uma breve história, desde que esteja relacionada ao tema abordado. Com participação média de 14 pessoas, de 17 a 80 anos, a Roda de Terapia se consolidou como um espaço de trocas especiais.