Por: POR REDAÇÃO

PETROPOLITANAS: Comissão de Segurança viária é criada pela CPTrans

Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes | Foto: Gabriel Rattes

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), criou a Comissão de Segurança Viária e Mobilidade Urbana (CSVMob). A medida foi publicada em Diário Oficial e tem o objetivo de melhorar a segurança viária em Petrópolis com a adoção de medidas com base no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito 2021 - 2030. A comissão terá metas estipuladas para apresentação dos resultados, entre elas, a redução no número de mortes de pedestres, ciclistas e motociclistas na cidade até 2030. A redução terá como base, os últimos cinco anos, antes da promulgação da portaria. A comissão também prevê aumentar em 20% meios de transporte ativo.

 

Composição da CSVMob

De acordo com a portaria, a comissão subordinada a CPTrans e será composta por 21 membros, sendo três integrantes da Companhia, além de representantes da sociedade civil, agentes do 26º Batalhão de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e SAMU, além de secretarias do governo, como Obras, Guarda Municipal, entre outras. A portaria também aponta que os integrantes da comissão terão mandato de dois anos. Apesar da criação, a CPTrans terá um desafio para se adequar as metas apresentadas, devido o atual cenário da cidade.

Câmera de segurança flagra abandono de animais

Momento em que os animais são abandonados | Foto: Divulgação

No fim da noite de domingo (02), um casal foi flagrado abandonando três filhotes de gato (um macho e duas fêmeas), com cerca de um mês e meio, na porta de uma Clínica Veterinária, na Montecaseros, em Petrópolis. A ação da dupla impressiona não apenas pela crueldade, como também por ignorar a legislação vigente no Brasil, já que de acordo com a lei 9605/98, abandonar animais é crime ambiental, cuja pena prevista é de dois a cinco anos de detenção, além de multa e proibição de nova guarda de animais. O combate ao abandono requer não apenas a conscientização e adoção, mas fortalecer as leis de proteção animal.

RAD e APPO firmam parceria

A chegada da Rio Arquitetura e Design (RAD) a Petrópolis marca não apenas uma nova fase para o setor de arquitetura e design na cidade, mas também o fortalecimento da rede de solidariedade local. A empresa firmou uma parceria com a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO), transformando seus eventos em pontos fixos de arrecadação de doações. A parceria estabelece que, a cada evento realizado, a APPO receberá contribuições em diferentes formatos.

Doações em prol dos mantimentos

A parceria entre a Rio Arquitetura e Design e a APPO reforça a importância da união entre empresas e instituições sociais, criando um modelo sustentável de apoio às causas que impactam diretamente a vida da população. A iniciativa já começa a valer nos próximos eventos promovidos pela RAD, garantindo que cada encontro do setor se transforme também em um gesto de solidariedade. As doações serão realizadas por meio de alimentos, para a Casa de Apoio e cestas básicas e roupas para as edições do bazar da APPO.