Por: POR REDAÇÃO

PETROPOLITANAS: Relatório da CPTrans aponta mais quebras dos ônibus

Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes | Foto: Gabriel Rattes

Mais um relatório de fiscalização da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), nos ônibus de Petrópolis foi divulgado e apresentou aumento no número de quebras no mês de fevereiro. Segundo os dados do relatório, foram 2.981 viagens não realizadas pelas empresas, sendo que a Turp Transporte segue com o maior número de viagens perdidas no período. Das 2.981, 2.624 são da empresa, o equivalente a 88% de todas registradas. Da empresa Cidade das Hortênsias, foram 128 viagens perdidas e da Cidade Real 230, registrando assim, aumento no número de viagens não realizadas no mês. Das 2.981, 283 são por falhas mecânicas e 2.409 por outros motivos.

 

Infrações registradas

O relatório também apresentou 247 infrações das empresas de transporte, sendo 170 por não manter o veículo em funcionamento adequado para operação, 40 por deixar de realizar viagem determinada, salvo motivo justificado, 5 por falta de elementos externos nos ônibus, como: número de ordem, número e nome da linha, placa de itinerário e por fim 2 por não obedecer rigorosamente os pontos para embarque/desembarque dos usuários. Não obedecer rigorosamente os pontos para embarque/desembarque dos usuários.

Petrópolis firma compromisso para redução de carbono

Município atuará em parceria com o Sebrae | Foto: Thiago Alvarez/CM

A Prefeitura assinou nesta segunda-feira (24) um termo de compromisso com o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) para implementar a metodologia Roadmap Território Carbono Neutro (RTCN) no município. O acordo prevê a execução de ações voltadas para a redução das emissões de carbono, a estruturação de políticas públicas sustentáveis e a captação de recursos para viabilizar projetos ambientais. Com a assinatura, a Prefeitura se compromete a executar atividades previstas nas três etapas do programa: Rating, Agenda Local e Captação de Recursos. Os profissionais do município irão atuar com a equipe do Sebrae.

Exemplo em outras cidades

O Roadmap Território Carbono Neutro já foi aplicado em diversas cidades do país e é reconhecido como uma ferramenta eficaz para tornar os municípios mais sustentáveis. "Estamos assumindo um compromisso sério com o meio ambiente e com as futuras gerações. A implementação do Roadmap Território Carbono Neutro nos permitirá identificar nossas principais necessidades e traçar um plano eficaz para reduzir as emissões de carbono em Petrópolis", afirmou o prefeito, Hingo Hammes.

Agenda ambiental

A adesão da Cidade Imperial ao programa, para o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Albano Filho, o Baninho, reforça o compromisso do município com a agenda ambiental e com a construção de um futuro mais sustentável para a população petropolitana. "Com essa metodologia, poderemos não apenas mitigar os impactos ambientais, mas também abrir portas para novos investimentos e oportunidades de negócios sustentáveis em Petrópolis", afirma, ressaltando os impactos positivos da adesão ao programa.