Por:

Capacitação para atendimento envolvendo animais peçonhentos

A cidade de Petrópolis recebeu nesta quinta-feira (3) profissionais do Instituto Vital Brazil e da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) para reforçar a capacitação de médicos e enfermeiros no atendimento de pessoas vítimas de acidentes com animais peçonhentos. O objetivo é qualificar os profissionais, garantindo respostas mais rápidas e eficientes em situações de emergência.

A capacitação aconteceu no Campus Petrópolis da Universidade Estácio de Sá e faz parte de outras ações que estão acontecendo na cidade desde o fim do mês de março. Médicos, enfermeiros e demais profissionais puderam aprimorar seus conhecimentos, aprendendo a identificar sinais de acidentes e administrar antídotos.

Na quarta-feira (2), o IVB abriu suas portas e sediou um treinamento para profissionais da Defesa Civil e da Guarda Municipal de Petrópolis. São agentes que atuam no primeiro atendimento às vítimas.

A Prefeitura de Petrópolis abriu uma nova referência em Saúde na Unidade Pré-hospitalar do distrito de Pedro do Rio para atendimento de vítimas de animais peçonhentos. A nova referência foi aberta para atender um pedido de moradores do quarto distrito. Além de Pedro do Rio, o município mantém uma referência para este tipo de atendimento na UPA de Cascatinha.

No sábado (12), está marcada uma ação na Vila de Secretário, que receberá um evento dedicado à população local. Serão palestras, exposição de animais peçonhentos, cartilhas educativas e orientações de saúde. As ações fazem parte de uma parceria da Prefeitura com a Secretaria de Estado de Saúde e o Instituto Vital Brazil.