Por: Bernardo Filho*

OPINIÃO: Governo lento

Tivemos uma semana marcada por mais um "bater de cabeças" do nosso governo municipal, que não precisa se esforçar muito para mostrar que é mestre em lentidão nas decisões e trapalhadas jurídicas.

Por tardia postura da gestão municipal, as linhas de transporte público do Alto da Serra, Morin e Meio da Serra deixaram de ser operadas pela Petro Ita, já que por decreto municipal, ficou decidida a caducidade do contrato, trocando-se o operador de forma inesperada e de inopino.

Se haverá ganhos, a médio e longo prazo, para a população usuária, isto ainda é uma incógnita. O tempo dirá.

Conturbado também, o início de semana no MDB onde a comissão provisória petropolitana foi dissolvida pela executiva estadual. Foi, na oportunidade, nomeado um novo presidente na pessoa do sr. Claudio Mohammad. Diga-se, de passagem, e por oportuno, boa parte da nominata de pré-candidatos, não ficou muito satisfeita com esta mudança. Agora vamos esperar até 1° de agosto (data marcada para a convenção do partido, se for confirmada) para se conhecer como fica o MDB (se com candidatura própria ou apoiando algum candidato) e se todas as pré-candidaturas à vereança serão confirmadas.

No domingo que passou, tivemos a convenção do Partido Republicanos, abrindo a temporada de convenções este ano. Houve uma boa afluência de público para consagrar uma chapa "puro sangue" formada pelo vereador, em primeiro mandato, Eduardo do Blog como cabeça de chapa e pelo ex-vereador e ex-candidato a prefeito, Professor Leandro Azevedo, na qualidade de candidato a vice-prefeito nesta chapa.

Muitos estranharam esta rodada de posição do Republicanos, já que Blog teria uma reeleição a vereador com muitas facilidades, com uma boa votação e com possibilidade de arrastar e incensar um dos candidatos do partido a vereador, por conta do coeficiente eleitoral. Outrossim, todos esperavam que o candidato a prefeito fosse o Professor Leandro Azevedo.

Como o esperado não aconteceu na convenção, só resta saber o que resultará desta pouco provável (segundo analistas políticos) dobradinha interna do partido.

Seguem-se, até o dia 5 de agosto, mais convenções partidárias. Se teremos mais surpresas, torço para que sim. Semana que vem falaremos sobre elas, se vierem a ocorrer.

A grande pergunta da semana é se a coleta de lixo domiciliar, nas lixeiras e caçambas voltará à normalidade. A cidade clama por uma solução neste sentido. Todo final de governo é a mesma novela.

*Advogado, Professor Universitário e Jornalista