Por: Maria Angela*

OPINIÃO: A educação integral no século XXI

As longas jornadas de trabalho e a inserção da mulher no mercado profissional trouxeram algumas mudanças diretas e indiretas na educação das crianças em nosso século. Inevitavelmente nossos dias ficaram mais curtos e o modelo familiar diferenciado de outras gerações. Os avós do século XXI nem sempre são senhores e senhoras aposentados com tempo para auxiliar os filhos na criação dos netos; atualmente muitos avós, ainda jovens, trabalham e possuem uma vida tão ativa quanto à dos próprios filhos. A tendência é que esse modelo que conhecemos ou conhecíamos, até alguns anos atrás, que permitia esse cuidado em gerações, seja cada vez mais raro.

Uma das soluções encontradas, no entanto, vem a ser a educação integral. Um modelo com benefícios para família e para o educando frente às possibilidades do nosso século. O aluno que usufrui desse modelo possui uma série de vantagens, dentre elas um melhor aproveitamento do tempo ocioso, que geralmente é direcionado aos estudos e ao esporte.

O que também deve ser levado em conta na educação integral é o afastamento do risco social que ela proporciona. A escola, de fato, é um dos melhores ambientes para uma criança crescer e se desenvolver, caso a família não tenha possibilidade de dedicar a ela atenção em tempo integral, contudo, vale ressaltar que a relação familiar é de extrema importância até mesmo na educação integral. A participação da família deve ser frequente em reuniões, em contato com os profissionais da escola e nas atividades, porém em relação à carga horária ela presta um auxílio para que os pais tenham uma maior mobilidade.

O próprio Estado compreende a necessidade das famílias atuais e, por isso, algumas escolas públicas já trabalham com a educação integral. É o caso da Escola Municipal Luiz Carlos Soares, referência na cidade de Petrópolis em educação integral. A escola situada no bairro Morin atende alunos do primeiro e do segundo segmentos, oferecendo o período integral do 5º período ao 3º ano.

Na Luiz Carlos Soares, os alunos do período integral aprendem através de oficinas que atuam nas áreas de iniciação científica, informática, inglês, educação ambiental e reforço em matemática e língua portuguesa. Os alunos também têm monitorias direcionadas às habilidades socioemocionais, o que faz toda diferença para educação, afinal compreende-se que para aprender, trabalhar e cuidar das emoções é de extrema importância. A escola valoriza todas as formas de conhecimento e a educação integral proporciona essa multidisciplinaridade através de projetos e interação com todas as formas de saber.

A educação integral, como sabemos, é uma alternativa que surgiu a partir de uma realidade pouco aceita, que é a falta de tempo. No entanto para além da cobrança imposta a todos nós, para darmos conta do trabalho, da família, dos estudos, da faculdade, das infinitas tarefas, é preciso ver além. Ao olharmos para educação integral com todos os benefícios que ela pode proporcionar, veremos que, na verdade, a alternativa se transformou facilmente em um benefício para a sociedade. Pais, crianças e professores, em conjunto, podem e devem fazer da educação integral um caminho de aprendizado e crescimento, diferente e novo para alguns, mas com muito a acrescentar.

*Professora de História, pós-graduada em História Militar e Mestre em História Social