OPINIÃO: Nova abordagem
Pouco falo acerca da educação municipal.
Apesar de estar ciente de vários equívocos nos currículos escolares a bem da verdade , pouco ou nada ajuda, criticar. Infelizmente, a educação é dominada por ideologias, pautas progressistas e uma didática medíocre, baseada em ideias de Paulo Freire.
Conheço crianças de 10 anos, no quarto ano de uma escola pública municipal, que infelizmente ainda não sabe ler , tampouco, sabe alguma coisa de matemática simples.
Isto só mudará, quando nossos gestores municipais começarem a olhar a educação com outro olhar, uma visão mais voltada ao ensino, com ênfase nas disciplinas que realmente são importantes: Português, Matemática, Ciências, Geografia e História.
Sei que muitas crianças somente frequentam os bancos escolares pelas refeições oferecidas. Sei também que a educação oferecida em casa é quase inexistente , até porque muitos pais não têm cultura suficiente para isto.
Gostaria de ver aplicadas, didáticas efetivas de aprendizado, mas quem gere a educação está satisfeito na manutenção destas práticas, por comodismo e desinteresse numa mudança. O medo de se depararem com a necessidade de um novo processo cognitivo os assusta.
Por estes motivos, falar-se em inclusão de novas disciplinas como por exemplo, educação para o trânsito e educação ambiental é sonhar alto.
Se o feijão com arroz, que são português e matemática são ministrados de forma falha, esperar mais é quase utópico.
Mas, ainda assim, torço para que um dia a educação municipal saia das mãos destas ideologias do atraso, e que seja assumida por pessoas que respeitem as crianças, dando-lhes o necessário aprendizado para a convivência social e para a vida.
Sou sabedor de que muitos que vão ler este arquivo não gostarão do conteúdo, mas sei também que o segredo do sucesso é não querer agradar a todos.
*Advogado, Professor Universitário e Jornalista