Por: Gabriel Rattes*

Projeto da vereadora Bia Bogossian é vetado por prefeito de Três Rios

O projeto é de autoria da vereadora Bia Bogossian | Foto: Reprodução/Rede Social

A proposta de incluir noções de direito, cidadania e empreendedorismo na grade curricular obrigatória das escolas da rede pública municipal de Três Rios, de autoria da vereadora Bia Bogossian, foi aprovada por unanimidade na Câmara do município, mas foi vetada integralmente pelo prefeito Joa. A justificativa é de que irá gerar despesas para implantação e alterar a estrutura administrativa da Administração Pública.

Segundo a vereadora, projetos com a mesma temática e mesmo objetivo já foram apresentados, aprovados e sancionados em municípios de diversos estados do país. "Três Rios poderia ser o município pioneiro no Estado do Rio de Janeiro ao colocá-lo em prática após a sanção. Agora caberá à Câmara manter ou derrubar o veto", disse Bogossian.

De acordo com o projeto, a inclusão dos conteúdos será obrigatória para alunos matriculados na rede municipal em turmas a partir do 6º ano do Ensino Fundamental e a abordagem dos temas levará em consideração a faixa etária dos alunos, respeitando o desenvolvimento cognitivo e o aprendizado de cada estudante. O projeto foi pensado e desenhado para acontecer por meio de parcerias com a OAB, o Programa Direito na Escola, as universidades UFRRJ e Univértix (que possuem cursos de Direito em Três Rios, além do Sebrae).

"É o quarto veto que o prefeito Joacir Barbaglio faz a projetos de minha autoria. Nessa coleção de vetos, tenho justificativas repetidas, afinal sempre chegam da mesma forma e sem qualquer explicação plausível. Espero que a gente consiga derrubar e transformar em lei. São os jovens de hoje que precisam com urgência dessa atenção e preparação para o futuro", explica Bia Bogossian.

*Estagiário

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.