O ex-vereador de Petrópolis, Mauro Henrique Ribeiro de Oliveira, popularmente conhecido por Maurinho Branco, morreu na noite desta quarta-feira (30), aos 55 anos, por falência múltipla, em virtude de insuficiência cardíaca. Maurinho recebeu atendimento emergencial na UPA Itaipava, no último sábado (26), após sentir fortes dores no peito. Logo após foi transferido para o Hospital Caxias Dor, no qual se submeteu a uma cirurgia cardíaca de cerca de 13 horas no domingo (27), que levaram às complicações. Atualmente, Maurinho ocupava o cargo de secretário de Esportes e Lazer no município de Miguel Pereira. Ele deixa esposa e duas filhas.
O velório e sepultamento foram realizados na Funerária Rui Ligeiro, em Itaipava, na tarde desta quinta-feira (31).
Maurinho iniciou a carreira pública como líder comunitário com atuação destacada na área de esportes. Foi assessor da Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro por seis anos e diretor do SINE - Petrópolis. Foi vereador por três legislaturas de 2012 a 2021 (na última, assumiu interinamente no lugar do vereador Hingo Hammes, quando este assumiu o governo municipal).
Entre janeiro de 2017 e junho de 2018, foi Presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTRANS), no governo Bernardo Rossi. E atualmente era Secretário de Esportes e Lazer em Miguel Pereira (RJ).
A esposa, Janaína Clavery, anunciou em suas redes sociais o ocorrido. "Ainda não acreditando que faria uma postagem dessa. É com uma dor no coração, que parece que vai explodir. Que comunico o falecimento do meu amor, do meu parceiro, do meu melhor amigo", disse em publicação no Instagram.
Clube de Regatas do Flamengo
Maurinho ficou muito conhecido também por sua paixão pelo Clube de Regatas do Flamengo. Foi um dos principais responsáveis por trazer a taça de campeão da Libertadores de 2019 a Petrópolis.
Ídolo do clube e grande amigo de Maurinho, Dejan Petkovic, também demonstrou carinho ao ex-vereador. "Ainda não acredito, estou perdido, sem chão. Sou grato pelas décadas de amizade, companheirismo e apoio", disse em suas redes sociais.
Luto de três dias em Miguel Pereira e Petrópolis
A Câmara Municipal de Petrópolis emitiu uma nota de pesar na manhã desta quinta-feira (31). "A Câmara Municipal se solidariza com a família e amigos e informa que está decretando luto de três dias".
Também foi decretado luto de três dias no município de Miguel Pereira. "Sua dedicação incansável ao desenvolvimento esportivo da comunidade deixará uma lacuna difícil de preencher. Que sua paixão pelo esporte e sua contribuição para a cidade sejam lembradas sempre", em nota emitida pelo município.
Bernardo Rossi, postou nas redes sociais uma homenagem. "Perdemos um grande amigo. Um cara que sempre trazia uma energia boa, um pai incrível, apaixonado pela vida e pelo Flamengo. Uma perda que deixará falta em todos nós. Obrigado pela amizade, Maurinho Branco".
O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, também se pronunciou. "É com muita tristeza que recebo a notícia da morte precoce do meu amigo e ex-vereador de Petrópolis. Maurinho exerceu com maestria e amor o cargo na Câmara Municipal por nove anos, sempre lutando por melhorias para a população petropolitana. A política perde um grande homem. E o futebol, um grande apaixonado pelo esporte. Que Deus fortaleça a sua esposa e filhas. Meus sentimentos aos familiares e amigos", disse Castro.
O Deputado federal, Hugo Leal, se expressou em suas redes sociais. "É com profunda tristeza que recebi a morte do meu amigo e ex-vereador de Petrópolis. Fica seu legado de muito trabalho pelo desenvolvimento da Cidade Imperial, abertura de novas oportunidades para todos, preservação da vida e da família, dentre outras frentes em que ele atuou. Peço a Deus que receba sua alma e console esposa, as duas filhas e toda a família nesse triste momento".
*Estagiário