Das seis cidades de cobertura do Correio Petropolitano, quatro registraram aumento no número de furtos. É o que apontam os dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP) divulgados nesta segunda-feira (25). O crime é um dos mais recorrentes na região, junto a ameaças e estelionatos.
Os dados do ISP trazem uma comparação entre os meses de agosto de 2022 e 2023. Neste recorde, Três Rios teve o maior aumento percentual, com 42,54%. No ano passado, foram registradas 40 ocorrências de furtos de diversos tipos, contra 57 deste ano.
Teresópolis registrou alta de 70 para 76 e Nova Friburgo de 71 para 73. Em Paty do Alferes, o crescimento foi de um caso. Já Paraíba do Sul e Petrópolis tiveram diminuições. Na primeira, de 14 para 13 e de 112 para 100 na Cidade Imperial.
Em Petrópolis, também houve redução no número de lesão corporal dolosa. Segundo o levantamento, foi de 104 para 88. O crime também registrou reduções em Teresópolis (de 72 para 67) e Paty do Alferes (15 para 10).
Já Nova Friburgo, teve alta de 22,06% nos registros de lesão corporal dolosa, de 68 para 83. Em Três Rios, subiu de 40 para 47. Paraíba do Sul teve um caso a mais entre um ano e outro, de 20 para 21.
Estado
O governo estadual destacou a redução dos roubos de carga em todos os municípios do Rio de Janeiro. O ISP aponta que foi o menor número de casos para o mês de agosto dos últimos nove anos, com 154 ocorrências. Uma queda de 57% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
"Unimos recursos, informações e esforços para chegar a esses resultados, com reduções tanto nos crimes contra o patrimônio quanto nos crimes contra a vida. O roubo de carga ter diminuído mais de 50% é, sem dúvida, muito relevante, com grande impacto junto ao empresariado que investe no nosso estado", destacou o governador Cláudio Castro.