Avancini quer última disputa em Petrópolis
Por Gabriel Rattes*
Após o anúncio de aposentadoria, o atleta petropolitano de Mountain Bike, Henrique Avancini, anunciou no último mês o calendário final da carreira. Avança, como é popularmente conhecido, já está confirmado em três competições, mas em entrevista ao Correio Petropolitano revelou seu desejo em incluir mais uma etapa nessa "última volta". O atleta quer competir pela última vez em sua cidade natal, na Taça Brasil de XCO, em Itaipava.
Calendário Oficial
Do dia 29/09 até 01/10, irá participar da Copa do Mundo de Mountain Bike, nos Estados Unidos; de 13/10 até 15/10, Avancini estará competindo no MTB Festival, em São Paulo; e para finalizar a carreira, do dia 21/10 até 28/10, Henrique irá participar do Brasil Ride, na Bahia. "Este calendário é mais uma vontade minha de me despedir de uma forma justa, dentro das pistas. Eu sempre recebi apoio e carinho do público, nada mais justo", enfatizou.
O atleta tem o desejo de incluir a etapa de Petrópolis da Taça Brasil de XCO, que será realizada em Itaipava, Petrópolis, nos dias 15 a 17 de setembro. "Estamos estudando a possibilidade de incluir no meu cronograma com meus outros afazeres, e com a minha preparação para esse calendário. Gostaria muito de por uma última vez estar competindo na nossa querida Petrópolis".
Avancini encerra sua carreira aos 34 anos, sendo 26 como atleta, tendo conquistado títulos de bicampeão mundial de Maratona, 23 vezes campeão brasileiro (14 na elite), 5 títulos de Copa do Mundo, líder do ranking mundial ao final de 2020, 13º lugar nas Olimpíadas de Tóquio 2020 (melhor resultado da história do Brasil). Mas Henrique pretende continuar participando "do lado de fora das pistas". "Eu criei o nosso time de desenvolvimento de atletas de elite há 9 anos. Neste ano alcançamos até então o nosso ápice, sendo a primeira equipe latino-americana a ter uma licença de elite", disse. "É algo que eu tenho muito prazer em fazer, provavelmente o projeto que toma mais tempo do meu trabalho, do meu empenho e da minha energia. Me traz um senso de realização enorme", completou Avança.
*Estagiário