Aumento de casos de alcoolemia ao volante

Por

Por Gabriel Rattes*

A média de motoristas alcoolizados parados na Lei Seca na Região Serrana, no primeiro semestre, aumentou entre 2022 e 2023. A cada cem motoristas parados na Lei Seca no primeiro semestre de 2022, 17 estavam alcoolizados, já em 2023, o número aumentou para 22. Os maiores índices foram registrados nos municípios de Nova Friburgo (37,6%), Bom Jardim (30,7%) e Petrópolis (20,88%). Os dados são da Secretaria de Governo do Brasil (Segov). Campanhas para redução de acidentes nas estradas também serão realizadas devido a Semana Nacional do Trânsito.

"Já ampliamos a fiscalização de 15 para 30 equipes e, agora, vamos massificar o Interior. Vamos decretar tolerância zero com motorista dirigindo sob o efeito álcool. Não somos contra a pessoa beber e se divertir, mas é preciso ter consciência e buscar formas de se locomover sem precisar dirigir", adverte o secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi.

Campanhas para redução

Dados levantados pelo Detran apontam que, somente em 2022, foram registrados 17.199 acidentes no Estado do Rio, com 21.612 vítimas. No primeiro semestre de 2023, o número de acidentes (9.476) cresceu 16% em relação ao mesmo período do ano passado (8.145). O número de mortos nesses acidentes aumentou 7%, de 878 para 939.

Nesta segunda-feira (18) foi realizado pela Secretaria do Estado, através da Operação Lei Seca, o Dia D de redução dos acidentes nas estradas. Os bairros do estado onde foram registradas as maiores médias de motoristas flagrados dirigindo sob a influência de álcool tiveram operações por 24 horas. "A pandemia trouxe uma mudança de comportamento no trânsito e também estamos aperfeiçoando a fiscalização para impedir que motoristas sigam nas estradas depois de beber", informa Rossi. Para efeito comparativo, a média de motoristas alcoolizados em 2019 (antes da pandemia) era de 6,5% no primeiro semestre na Região Serrana, o terceiro menor número entre todas as regiões do estado.

*Estagiário