Queijo teresopolitano recebe prêmio no Tour França
Por Richard Stoltzenburg
No dia 10 de setembro, o queijo Boursin, de Teresópolis, foi premiado no Tour França, competição gastronômica realizada na França. Essa é a terceira vez que o produto da fazenda é premiado. Foram ao todo 1.640 queijos de todo o mundo inscritos na competição, realizada entre os dias 10, 11 e 12 de setembro.
O queijo teresopolitano já foi premiado com medalha de ouro, em São Paulo, durante a competição nacional. Tradicionalmente o produto é produzido em um período de 12 horas até que possa ser consumido. Para Jhonny Oliveira, produtor premiado, foi um momento importante para a fazenda. "Nós ficamos muitos felizes com a premiação e reflete um trabalho artesanal e feito com muito carinho ao longo dos últimos anos", afirma.
Do Brasil, 81 queijos foram premiados durante a competição. O queijo Boursin é produzido com azeite e ervas finas e de característica mais ácida. Pode ser utilizado para saladas, molhos e pratos com massas. Para harmonização, vinhos brancos e espumantes são boas indicações, assim como vinhos tintos com corpo leve, como pinot noir e zinfandel. Jhonny ressalta que a premiação impacta positivamente no turismo da cidade. "Quando olhamos para Minas, por exemplo, há incentivos para os produtores e quando recebemos uma premiação como essa, além do impacto para o nosso estabelecimento, a cidade é reconhecida e ampliamos o turismo gastronômico.
A produção de queijo na fazenda é feita desde 2012 e até o momento já receberam 13 premiações nacionais e internacionais. Em julho, por exemplo, a equipe foi novamente reconhecida durante a competição Queijos Brasil, realizada em Blumenau, em Santa Catarina. Na ocasião os produtores ficaram com a medalha de ouro. Desde 2017 participam de competições. Entre os critérios de avaliação do queijo estão: sabor, textura, aroma, cremosidade e coloração.