Por: POR LUANA MOTTA
Petropolitanas: Cobradora de ônibus é vítima de ataque racista em Petrópolis
Cobradora é vítima de racismo em Petrópolis
Uma cobradora da empresa Turp sofreu ofensas racistas nesta terça-feira(24), em Petrópolis, e a acusada de praticar a agressão, uma mulher de 58 anos, foi presa em flagrante. O caso foi revelado pelo jornalista Carlos Miranda, da InterTV, filiada da Rede Globo.
O crime aconteceu enquanto o ônibus fazia uma viagem para o Centro da cidade. Segundo a denúncia, a passageira ofendeu a funcionária de 21 anos, a chamando de macaca, preta do cabelo duro e havia mandado-a cortar o cabelo. Em seguida, jogado cascas de banana na direção da cobradora. A informação foi confirmada pelo motorista do coletivo à Polícia Civil.
Os passageiros se revoltaram com a atitude da acusada, e o motorista do ônibus resolveu parar o coletivo na 105ª Delegacia de Polícia no Retiro para registrar a ocorrência.
De acordo com o registro feito na delegacia, no local, a mulher de 58 anos, ao ser questionada, desconversou sobre o assunto e forneceu os dados de identificação inverídicos para não ser identificada. A mulher foi presa em flagrante pelo crime de racismo.
Solidariedade à vítima
Em nota, a empresa Turp Transporte e o Setranspetro disseram que lamentam e repudiam qualquer manifestação de preconceito ou racismo, que possa ferir a integridade e dignidade de seus profissionais. "A empresa está acompanhando o caso e prestando todo o suporte necessário à cobradora".
Preparativos para as festividades de Natal
A Prefeitura de Paraíba do Sul anunciou parte da programação do Natal Iluminado, que começa no próximo dia 03 de novembro. Terá árvore de natal iluminada, show de luzes e chuva de meteoros. Em Petrópolis, ainda falta cerca de um mês para o Natal Imperial, com abertura prevista para o dia 30 de novembro. Na edição anterior a demora nos preparativos levou a um evento minguado, e neste ano, se continuar nesse ritmo vai pelo mesmo caminho. O Serra Serata levou uma rasteira da Prefeitura, e nem o apoio anunciado nas vésperas conseguiu levantar o evento. Prejuízo para quem promove o evento e para quem trabalha em prol desses eventos, como guias turísticos e agências, que esperam planejamento para vender pacotes.
Prevenção a desastres
A Câmara dos Deputados instala nesta quarta-feira (25) a Comissão Especial para analisar as medidas de prevenção a desastres e calamidades naturais. A medida foi proposta após o ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul. A Comissão, que terá 34 integrantes, tem apenas dois representantes do Rio de Janeiro, ambos suplentes, o deputado Reimont (PT/RJ) e Tarcísio Motta (Psol/RJ). O Rio, que no ano passado sofreu grandes perdas humanas e materiais, como em Petrópolis que sofreu dois desastres seguidos, e Angra dos Reis, não recebeu muita atenção dos deputados.