Por: Leandra Lima*

A volta do Petrópolis Business

CDL é uma das instituições que apoiaram a organização do evento Petrópolis Business | Foto: Divulgação/CDL

Após 16 anos de hiato, a reedição do Petrópolis Business, maior evento de negócios do interior fluminense, movimentou o Centro Cultural SESC Quitandinha nos últimos quatro dias. Entre sexta-feira, 26, e domingo, 29, reuniu 260 expositores ligados ao turismo, moda, gastronomia, serviços, educação, engenharia, entre outros. Um dos destaques deste ano foi o setor tecnológico, que possibilitou a interação do público com diversos produtos ligados à inteligência virtual. A programação também incluiu palestras, rodadas de negócios, programação cultural e muitas outras atrações.

“O Petrópolis Business é de grande importância para a cidade, o último foi realizado em 2007, e agora em 2023, a edição resgata uma programação inovadora após um hiato de 16 anos. Essa é uma forma de fomentar e divulgar a economia do município em todos os setores, fazendo com que todos observem o que Petrópolis tem a oferecer, nos proporcionando prosperar o desenvolvimento econômico regional”, disse um dos organizadores, Cláudio Mohammad, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL).

A meta do evento é fomentar novos negócios e parcerias, apresentar soluções tecnológicas, ampliar oportunidades de networking e a base de clientes, além de proporcionar o aumento de vendas do micro ao grande empreendedor. “Trazer todos os segmentos importantes da economia e todos os aspectos de empresas, desde as micros e grandes, têm a possibilidade de formar conexões dentro da estrutura montada”, ressaltou o gestor do evento Alyne Antunes.

Neste ano o festival conseguiu reunir em um só lugar, instituições e empresários locais e estaduais, muitos projetos foram divulgados em diversos polos. Em tecnologia, o Parque Tecnológico da Região Serrana (Serratec) se destacou; já promovendo a diversidade e autonomia da mulher, o projeto da Secretaria da Mulher do Estado do Rio de Janeiro, trouxe o projeto “Empresa, Amiga da Mulher”; e representando o comércio local, um dos destaques foi a loja Marfim, que contou sobre a construção e fortalecimento da resiliência da marca, ao permanecer aberta na cidade depois do desastre de 2022.

Serratec

Trazendo inovação para o Petrópolis Business 2023, Serratec levou para dentro do Palácio Quitandinha o “Tech Summit”, o maior evento de tecnologia da Região Serrana. “Essa junção nos permitiu reunir o setor de tecnologia com empresas da área, fazendo com que assim elas possam demonstrar seus serviços e informar o que há de novo no universo tecnológico”, disse a gerente executiva do Serratec, Thaís Ferreira.

Dentro do Tech Summit a instituição firmou uma parceria com o Senac para a implantação de uma nova trilha de qualificação em tecnologia, e com a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Defesa Civil, onde reuniu desenvolvedores, especialistas em comunicação e negócios, para pensar em soluções inovadoras para problemas de gestão de desastres climáticos. Como a cidade ainda está se recuperando da tragédia de 2022 causada por fortes chuvas, o uso da tecnologia para alertas e monitoramento seria eficaz, para órgão municipal, pois o mesmo ainda não possui um plano de ação para eventos climáticos extremos, as potentes chuvas que atingiram Petrópolis nas últimas semanas mostram as fragilidades do município na preparação para as fortes chuvas de verão.

O Serratec é o principal indutor de negócios em TI do interior do estado do Rio de Janeiro, sendo também o maior Parque Tecnológico do interior fluminense, abrangendo as cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Areal. Liderado pelo setor empresarial, em sua gestão, a instituição contempla universidades, centros de pesquisa, instituições governamentais e agências de fomento, com foco no desenvolvimento do arranjo produtivo do setor no estado.

Governo do Estado

O Governo do estado esteve presente com as Secretarias de Estado da Mulher e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, divulgando o projeto “Empresa, Amiga da Mulher”.

“Nós estamos trazendo essa ação para a convenção pois acreditamos que esse é um ambiente propício para dialogar com os empresários, e apresentar o projeto que visa a segurança da mulher no ambiente de trabalho”, disse a superintendente de Autonomia Econômica da Secretaria da Mulher, Karol Mendes.

O Selo Empresa Amiga da Mulher é um reconhecimento do Governo do Estado às empresas que contribuem para a qualificação profissional, a inclusão, o bem-estar e o desenvolvimento da mulher no mercado de trabalho e na sociedade. O selo foi criado por meio da lei nº 9.173/2021, ele será conferido anualmente às empresas que, comprovadamente, contribuírem com ações e projetos de promoção e defesa dos direitos da mulher no Estado do Rio de Janeiro.

Para receberem o selo, as empresas devem divulgar, interna e externamente, ações afirmativas e informativas sobre temas voltados aos direitos da mulher, principalmente sobre a Lei Maria da Penha, e demais dispositivos legais que tratem do enfrentamento à violência contra a mulher. Além de seguir os doze requisitos que incluem temas ligados à saúde física e mental, incentivos entre outros.

Os interessados devem se inscrever no site da Secretaria até o dia 10 de dezembro. As Secretarias vão nomear a comissão avaliadora dos processos para concessão do selo, nas seguintes categorias: Bronze (acima de 50% dos requisitos solicitados), Prata (mais de 70% dos requisitos) e Ouro (acima de 90%).

Comércio Local

A loja Marfim, localizada no polo de moda da Rua Teresa, esteve presente com um estande na feira, onde conseguiu firmar parcerias com transportadoras e outros fornecedores de malhas e tecidos. A responsável do estabelecimento, Aline Passos, disse que ganhou bastante visibilidade. “É muito bom estar aqui, mostrando que apesar de termos passado por tragédias, estamos resistindo. O Petrópolis Business é uma grande oportunidade para fomentar a economia no polo de moda da Rua Teresa”, disse.

Prefeitura Municipal

A Prefeitura de Petrópolis também esteve na feira de negócios, com diversos estandes espalhados pelo espaço. Estava presente a Secretaria de Esporte, junto à área tecnológica, onde apresentou um simulador de voo de asa delta pela cidade em 3D, o Instituto Municipal de Cultura (IMC), a Defesa Civil, a Secretaria de Turismo promovendo a cidade por meio de imagens da arquitetura milenar e os espaços verdes.

O turismo em Petrópolis é retratado em exposição de 200m², instalada no Salão de Convenções, a exposição é dividida em 5 eixos, representado por cores: Natureza (verde); Turismo Cultural e Histórico (laranja); Turismo de Compras e de Eventos (amarelo); Gastronomia e Cervejas (vermelho); Bem-Estar (azul).

“O turismo é a nossa principal vocação econômica enquanto cidade, e por isso marcamos presença em ampla representação aqui no Petrópolis Business. Há muitas experiências a serem exploradas na cidade não só pelos turistas, mas principalmente pelos petropolitanos. E a exposição nos leva a desejar cada uma delas”, explicou a secretária de Turismo, Silvia Guedón.

*Estagiária

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.