Por: Leandra Lima *

Parte do teto do Hospital Raul Sertã cai após chuva forte no domingo

Parte do teto da recepção caiu sobre os pacientes | Foto: Divulgação/Vereador Maicon Queiros

Por Leandra Lima*

As fortes chuvas que atingiram Nova Friburgo entre o último domingo (29) e segunda-feira (30) pela manhã expuseram os problemas ocasionados pela falta de manutenção no prédio do Hospital Municipal Raul Sertã. Durante a tempestade, parte do gesso do teto do hospital caiu enquanto pacientes estavam na sala de espera, apesar do susto, não houve vítimas. O vereador Maicon Queiros (PSC) esteve no local logo após o ocorrido, vendo que nenhuma atitude por parte da Prefeitura tinha sido tomada, ligou para os secretários de Serviços Públicos e de Obras, isolou o local junto à Guarda Civil, e retirou os pacientes trocando-os de ala. Após a transferência, acionou a Defesa Civil Municipal que chegou 1 hora depois da ocorrência.

Em meio está situação os pacientes presentes se manifestaram, através das redes sociais, "Pessoal estou aqui no Raul Sertã e o teto desabou enquanto estávamos presentes na ala, tá chovendo muito dentro do hospital, muito perigoso para os usuários", disse uma paciente presente no momento da queda.

Em meio a esta situação, o parlamentar denunciou o que considerou mau gerenciamento do Hospital por parte da Prefeitura. Queiros alega que a unidade precisa de revitalização em algumas alas, e destaca ainda outros problemas na unidade, apontando que já abriu na Câmara de Vereadores, uma indicação para que o Prefeito coloque direção no Raul Sertã ao menos 24 horas por dia. Segundo o vereador, atualmente, na unidade, a partir das 18h e nos finais de semana não tem nenhum responsável direto.

Em nota, a Prefeitura respondeu que o forro da recepção do Hospital Municipal Raul Sertã, cedeu durante a chuva da noite de domingo, e informou que a Defesa Civil realizou uma vistoria e constatou que o problema foi ocasionado pelo excesso de água que se acumulou no telhado. O local foi prontamente isolado e nesta segunda-feira (30), foi liberado para que a equipe de pequenos reparos da unidade de saúde possa fazer a manutenção do forro. A Defesa Civil também sugeriu um aumento na capacidade de escoamento da calha para evitar que o problema se repita. O órgão ressalta que o volume das chuvas foi acima do normal.

*Estagiária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.