No dia 4 de novembro o professor teresopolitano, Delmo Ferreira, vai assumir a 24º cadeira da Academia Fluminense de Letras (AFL). Ele sucede a Tarcísio Meirelles Padilha, ex-presidente da Academia Brasileira de Letras. A cerimônia está marcada para ocorrer na sede da AFL, em Niterói.
A Academia Fluminense de Letras foi fundada em 1917 e após 106 anos terá enfim o primeiro representante de Teresópolis. Além de escritor, Delmo é jornalista e já atuou como secretário de Cultura, Turismo e Desenvolvimento. Além disso, ele também é membro da Academia Teresopolitana de Letras, da qual já foi presidente cinco vezes.
Ele comenta sobre a responsabilidade de assumir uma cadeira na AFL. “É uma responsabilidade muito grande, pois se fossemos olhar tudo que Meirelles fez, ficaríamos aqui escrevendo diversas páginas. Era considerado o maior filósofo vivo do país, fundador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), além de presidente e membro da ABL. Então é com uma emoção extrema e com grande responsabilidade que assumo essa cadeira”, afirma.
Delmo Ferreira é petropolitano, mas se mudou para Teresópolis há 42 anos e seu primeiro livro foi publicado em 2001 e ao longo de 23 anos e de muitas páginas e capítulos, mais de 10 livros já foram publicados, com diversas edições, entre eles, “Por um Dia de Carnaval e “Zé Pelintra, O Rei da Noite”. Mas as publicações não param por aí, em novembro deste ano, o professor lançará mais dois livros. “Cada livro é um filho e lançarei “Casos e Causos e Histórias de Terreiros, que são divertidíssimas e as pessoas precisam ler coisas leves” comenta. No dia 15 de novembro, Delmo também lançará “A Grande Viagem”, uma narrativa que retrata um homem que perde a família e busca pelo mundo e pelas religiões, sua própria espiritualidade.
Delmo é professor de Língua Portuguesa, Literatura e de Língua Inglesa. Ademais, também é membro da Academia Petropolitana de Educação e da Academia Petropolitana de Letras, Academia de Letras e Artes de Búzios e da Academia de Artes, Letras e Ciências de Iguaba Grande.