Na madrugada deste domingo (1), uma tradicional banca de livros, que fica no centro de Nova Friburgo, pegou fogo. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o estado em que o estabelecimento ficou, praticamente destruído pelas chamas.
A banca de livros, tradicional na cidade, é do Jorge, conhecido como Jorge Livreiro, e havia passado por uma reforma recentemente. O estabelecimento, que é conhecido na cidade pela venda e doação de livros há anos, foi incendiado na madrugada deste domingo, por volta das 2h30.
O quiosque de livros é um estabelecimento movimentado na cidade e tem o carinho dos friburguenses. Jorge Livreiro ou Jorge dos Livros é uma figura emblemática na cidade e por isso, muito conhecida. Seu trabalho é responsável por comercializar livros usados e recebe muitos doadores voluntários.
O vereador Maicon Queiroz considerou o ato de vandalismo uma verdadeira covardia. O vereador fez publicações sobre o caso nas redes sociais, e nestas publicações, a população questiona a prefeitura sobre a utilização das câmeras do programa "Cidade Inteligente", para auxiliar na resolução do caso.
"Triste demais, e um ataque, infelizmente, à cultura. A informação inicial é que seriam vândalos que atearam fogo a essa banca de livros, que tem mais de 20 anos de história na cidade de Nova Friburgo, fomentando a cultura e levando a literatura a tantas pessoas.
Nós esperamos que a Polícia Civil possa agir no intuito de prender esses vândalos que cometeram esses fato", disse o vereador.
Apesar de a polícia não confirmar a informação, friburguenses publicaram, nas redes sociais, que o fogo teria sido ateado de forma proposital. As publicações dizem ainda que o que teria motivado o crime, seria viés ideológico.
A nossa equipe procurou a Polícia Civil, mas até o fechamento não recebemos retorno.