Coluna Petropolitanas: Licitações da Saúde ficam sem andamento
Licitações da Saúde ficam sem andamento
A Prefeitura de Petrópolis encontra dificuldades com licitações para o serviço de saúde do município. A Secretaria de Saúde tenta dois pregões que não foram para frente: uma contratação de 20 leitos de UTI e outra de cirurgias ortopédicas.
No caso dos leitos de UTI, o município suspendeu a licitação, apenas alegando questões administrativas. Não há outra data definida para a realização do certame.
Caso avance, o processo deve contratar leitos de UTI por 12 meses.
Cirurgias ortopédicas
Já em relação às cirurgias ortopédicas, a questão é ainda mais complexa, já que a licitação deu deserta, ou seja, não teve empresas interessadas.
A cidade possui uma fila de espera com mais de 221 pessoas, que aguardam a realização do procedimento, dois deles desde 2019 e quatro desde 2020. A questão está, inclusive, na justiça e aguarda uma decisão do juiz da 4ª Vara Cível, Jorge Martins.
A contratação das cirurgias atende a uma decisão judicial, obtida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), para complementar o atendimento realizado pelo Hospital Santa Teresa. A unidade alega que faz esforços para atender os pacientes, mas que não é possível aumentar o número de atendimentos, além de apontar dívidas e desequilíbrio no contrato com a Prefeitura.