Por: Gabriel Rattes*

Audiência debate fios em desuso nos postes

O principal objetivo da discussão é preservação ambiental da cidade | Foto: Divulgação

Será realizada, nesta sexta-feira (20), na Câmara Municipal de Petrópolis, uma audiência pública para debater a questão da grande quantidade de fios nos postes do município. O principal objetivo da discussão é preservação ambiental da cidade, evitando a poluição visual. Em maio, o vereador Hingo Hammes, que também possui uma lei sobre assunto, participou de uma primeira ação de retirada dos fios.

O vereador afirma estar recebendo muitas denúncias sobre o assunto e enfatiza a importância da audiência nesta sexta-feira (20). "A audiência será aberta a todos para que vocês possam denunciar e para que tragam mais demandas para todos nós. Nosso objetivo é que a gente tire esses cabos dos postes e deixe a cidade mais bonita e consequentemente mais segura", disse.

O advogado ambientalista, Rogério Guimarães, explica que além de afetar a área do turismo, o excesso de fios inutilizados nos postes afeta também a qualidade de vida dos moradores. "Você deixa de morar numa cidade bonita, para morar numa cidade com muita poluição visual. Também quando se tem fios arrebentados é perigoso para ciclistas, motoristas, motociclistas, corredores e idosos, pois eles podem tropeçar nos fios. Já foram relatados acidentes com corredores em um grupo de corrida no Whatsapp", disse o advogado.

Em Petrópolis, uma lei já está em vigor desde o ano de 2019, de autoria do vereador Hingo Hammes, no qual dispõe sobre a obrigatoriedade da manutenção dos fios e equipamentos presos nos postes.

Ainda de acordo com a lei do vereador, o não cumprimento das ações acarretará multa no valor de 20 UFPE's (R$3.395,60).

A Enel Distribuição Rio ressaltou que realiza periodicamente ações de fiscalização da rede de telecomunicações cuja estrutura é compartilhada com a rede elétrica. "A empresa só remove cabos em situação de risco e os que não são identificados. Nas demais situações, a distribuidora notifica as operadoras", afirmou a companhia em nota.

*Estagiário

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.