Caminhada do Outubro Rosa colore as ruas da Cidade Imperial
Mesmo debaixo de chuva fina, a caminhada do Outubro Rosa, que encerra o mês da campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama atraiu cerca de 3,5 mil pessoas e coloriu as ruas do Centro Histórico de Petrópolis de Rosa. Este é o 15º ano da campanha, que teve início em 2009, e foi a 13ª edição da caminhada, que ficou 2 anos suspensa por conta da pandemia. Com o slogan "Colorindo vidas com amor e solidariedade", a organização enfatiza os valores e empatia com o próximo.
Antes da Caminhada e com todo o público já recebendo as camisas e participando das ações sociais como aferição de pressão, verificação de glicemia, entre outros, a presidente voluntária da APPO, Ana Cristina Mattos, recebeu em nome da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO), das mãos do vereador Octávio Sampaio, o Prêmio Padre Quinha, que de acordo com a Resolução 69/2016 premia instituições por seu relevante empenho junto às causas sociais do Município.
"Talvez o senhor não tenha ideia do que significa este Prêmio para a APPO. Ele leva o nome do Padre Quinha, que esteve conosco por muitos anos lutando pela nossa causa e nos ajudando a caminhar. Nossa alegria não tem medida", ressaltou Ana.
Junto a isso, o vereador entregou uma emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024, que destina R$ 50 mil do orçamento da Saúde em apoio à instituição.
"Em 2023 passamos por um momento muito difícil para a APPO e precisamos reduzir a quantidade de funcionários, sobrecarregando a equipe, mas sem reduzir serviços para os atendidos. Esse corte na carne nos doeu e ainda nos dói muito, mas ações como esta Emenda nos fazem perceber que nosso trabalho é valorizado e está sendo percebido. Esses recursos serão usados com muito respeito ao dinheiro público e aos pacientes oncológicos", ponderou Ana.
O encerramento da campanha contou com uma exposição de telas produzidas por alunos das Escolas Municipais de Petrópolis que durante todo o mês de outubro foram sensibilizados por ações educativas que sensibilizaram os menores para a importância da prevenção e detecção do câncer de mama.