Vereadores denunciam precariedade no Posto de Saúde do Alto da Serra

Unidade sofreu queda de blocos do teto depois de chuva forte

Por Leandra Lima*

Precariedade do espaço será levada ao Ministério Público, afirma vereadora

A vereadora Gilda Beatriz (PSD) e o vereador Dudu (MDB) denunciaram a precariedade estrutural do Posto de Saúde da Família (PSF) Frei Leão, localizado no Alto da Serra. Na última terça-feira (17) Gilda esteve no local, para fazer uma vistoria após denúncias de funcionários que relataram, que o prédio amanheceu alagado e parte dos blocos do teto despencou, após as fortes chuvas.

Além de constatar os fatos a vereadora informou que a farmácia da unidade de saúde funcionou de forma precária. A entrega dos medicamentos não foi feita dentro da unidade por conta de goteiras na ala.

A legisladora já esteve no PSF Alto da Serra em maio deste ano, para tratar da mesma situação. Na ocasião, o seu gabinete enviou o ofício de Nº 586/2023 à Prefeitura Municipal de Petrópolis, relatando a situação, onde expôs a necessidade de reparo do prédio. Desde do documento enviado a vereadora informou que a Prefeitura não efetivou nenhuma ação para a melhoria do espaço e que, no momento, a unidade se encontra ainda pior, com mofos nas paredes, goteiras, buracos no teto, entre outras questões que colocam em risco a vida dos pacientes e profissionais.

"Estamos cobrando que a unidade seja transferida com urgência para outro local na mesma região.", disse Gilda Beatriz. Diante da inércia do poder executivo municipal a parlamentar irá encaminhar um Ofício ao Ministério Público do Rio de Janeiro.

O vereador Dudu também acompanhou toda a situação do posto de saúde, e garantiu através de emenda impositiva um recurso de R$ 200 mil para obras no prédio. "Espero que a obra tenha início em breve, o estado atual da unidade é uma vergonha, pois as condições de trabalho para os servidores e os usuários estão insalubres, a população não pode pagar por irresponsabilidades do poder público", disse.

Com a emenda impositiva, o município deve garantir a aplicação do recurso ainda este ano.

A Prefeitura foi procurada, mas não respondeu até o fechamento desta edição.

*Estagiária