Por: Gabriel Rattes*

Detritos carregados pela forte chuva entopem bueiros e danificam galerias em Teresópolis

Equipes da Prefeitura atenderam as ocorrências ainda durante a madrugada | Foto: Divulgação/Ascom Teresópolis

A chuva forte ocorrida na noite de terça-feira (31) e madrugada desta quarta-feira (1º) em Teresópolis, provocou o transbordamento do Rio Paquequer, alagamento em diversas ruas e deslizamento de terra. Segundo o último boletim da Secretaria de Defesa Civil, nos dois dias, foram registradas 60 ocorrências, e 38 pessoas ficaram desalojadas.

Equipamentos de limpeza de ralos e bueiros ficaram obstruídos com materiais carregados pela correnteza do Rio Paquequer, em Teresópolis. Levados pela água, detritos como pedaços de madeira, vegetação e terra, entre outros, acabaram entupindo bueiros e ralos e dificultando o escoamento da água nas vias públicas.

Desde a noite de terça-feira, equipes de diversas secretarias da Prefeitura estiveram nas ruas para desobstruir vias e em atendimento à população. Reforço na mobilização de pessoal, equipamentos e caminhões para desobstrução e limpeza de vias públicas e para recuperação de 27 galerias pluviais danificadas em vários bairros; intensificação do acompanhamento social e de saúde das pessoas desalojadas; a reserva de kits emergenciais de higiene e limpeza, de água potável e de cestas básicas são algumas determinações.

Com acumulados superiores a 110mm de chuva em 24 horas, volume considerado pela Defesa Civil do município, excessivo em curto espaço de tempo e que resultou no transbordamento do Rio Paquequer e afluentes em vários bairros nas áreas urbana e rural, o município registrou 60 ocorrências. Entre elas: 26 deslizamentos de terra; 6 problemas em muros; 8 problemas de alvenaria; 4 árvores com risco de queda; 2 quedas de árvores; e 11 alagamentos em residência. Ao todo 38 pessoas ficaram desalojadas e segundo o município estão abrigadas na casa de familiares.

O secretário da Defesa Civil de Teresópolis, o Coronel Albert Andrade, enfatiza a importância de se manter em atenção. "É importante ficar alerta a qualquer sinal de movimentação de terra e informar as equipes da Defesa Civil para que possa ser feito as vistorias nas casas. Em caso de emergência acionar o telefone 199", disse o secretário.

Petrópolis

As chuvas desta última terça-feira (31) também acarretaram problemas ao município de Petrópolis. Foram registrados números maiores que 40mm de acúmulo de água, em medição de uma hora, em determinados municípios. Segundo a Defesa Civil foram contabilizados 18 registros de ocorrências entre os dias 31 e 1º. De acordo com o município, a Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) realizou a limpeza das áreas afetadas.

*Estagiário. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.