Por: Leandra Lima e Luana Motta

Petrópolis ganha reforço na segurança

Solenidade na Praça da Inconfidência contou com a presença de autoridades e forças de segurança da Região Serrana | Foto: Phillipe Lima/Segov

Por Leandra Lima

e Luana Motta

Petrópolis ganhou nesta quarta-feira (1), um reforço na segurança pública da cidade, foi inaugurada uma base do programa Segurança Presente. Em agenda na cidade, o governador Cláudio Castro e o secretário de Governo do Rio de Janeiro, Bernardo Rossi, inauguraram o programa, que ganhará sede no Centro. Durante a visita, houve ainda um café da manhã com empresários, para debater as demandas para impulsionar o desenvolvimento da cidade e ainda, visita ao local onde está sendo realizada a segunda etapa de reconstrução do Túnel Extravasor.

O reforço na segurança pública, especialmente em relação ao comércio do Centro Histórico e distritos, têm sido uma das maiores cobranças da população. E a chegada do programa, segundo o Governo do Estado, vem para atender ao pedido. A base, que funcionará, provisoriamente, no 26ºBPM (Petrópolis), contará com 31 policiais, 21 agentes civis e assistente social, e vai funcionar diariamente das 8h às 20h. Assim que as instalações definitivas estiverem concluídas, a sede do programa será no Centro, próximo ao Terminal Rodoviário.

Durante a solenidade, o governador aproveitou para reforçar seu compromisso com Petrópolis e com a segurança no Estado. "A segurança é uma prioridade para nosso governo, e o programa Segurança Presente tem sido um pilar fundamental para a promoção de um ambiente mais seguro em várias regiões do estado. Petrópolis agora se junta a essa iniciativa bem-sucedida, proporcionando tranquilidade para seus moradores e visitantes" afirmou Cláudio Castro.

O secretário de Governo, Bernardo Rossi, que hoje é quem está à frente do programa no Estado falou da importância de trazer para o município o projeto que foi pensado para o combate à violência no Rio de Janeiro, destacando que o Governo do Estado está de prontidão para atuar dentro da Cidade Imperial, relembrando a eficiência do trabalho organizado pelo governador Cláudio Castro na época da tragédia de 2022, sendo o primeiro ente a agir no trabalho de resposta ao desastre.

"O programa Segurança Presente não é apenas uma presença policial reforçada, mas também uma integração de diversos serviços para a comunidade", disse Bernardo. Lembrando que a base do programa será instalada em um ponto principal do Centro Histórico. "O quanto vai valorizar essa área e proteger o povo petropolitano, poder hoje estar à frente da Segov, que tem em um dos braços a segurança presente, me orgulha muito", disse.

A solenidade contou com a presença de autoridades do município e da região. O comandante da 7ª DPA, coronel PM André Henrique, detalhou como é a atuação dos agentes dentro do programa. "A gente traz, de fato, a polícia de proximidade, esse contato com a população é fundamental para uma prestação de serviço de qualidade. Então acredito que o comando oficial e toda a população só tem a ganhar, os policiais também, que estão chegando", disse.

Itaipava terá reforço
no policiamento

Uma demanda que vem sendo cobrada pela população dos distritos passará a ser atendida, segundo o Governo do Estado, o Petrópolis Presente nos finais de semana no distrito de Itaipava, que também contará com um esquema especial de policiamento, das 8h às 20h. Ao todo, o policiamento será feito com o apoio de 12 viaturas.

Com o Petrópolis Presente, o programa chega à 39ª base, espalhadas por 22 municípios do Rio de Janeiro. No interior, atualmente as bases estão instaladas em Teresópolis, Barra do Piraí, Volta Redonda, Três Rios, Miguel Pereira, Macaé e Campos dos Goytacazes.

Desde o começo da operação, em 2014, o Segurança Presente já atendeu 365 mil pessoas em vulnerabilidade social, localizou cerca de 8 mil foragidos da Justiça e conduziu mais de 52 mil suspeitos às delegacias.

Café da manhã
com empresários

Na agenda, pela manhã, o primeiro compromisso do Governador e do Secretário de Estado, foi participar de um café da manhã com empresários, organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Petrópolis (CDL). No encontro, com mais de 100 empreendedores locais, foram tratados assuntos relacionados ao projeto Segurança Presente, sobre as ações do Governo do Estado na cidade e algumas demandas impulsionadas pelo Movimento Petrópolis 2030.

"O Estado têm feito muito pela cidade, o Movimento Petrópolis 2030 tem pautado muitas ações que vêm sendo 'pouco a pouco' cumpridas com a ajuda deles, dando destaque a ligação Bingen - Quitandinha, e as obras no túnel extravasor que já está em sua segunda fase de execução", disse o presidente da Câmara de Lojistas de Petrópolis (CDL), Cláudio Mohammad.

Claudio Castro reforçou que o Governo do estado está presente e se disponibiliza para ajudar e fortalecer as estruturas de Petrópolis. Ressaltando que a cidade tem forte potencial para crescimento em todas as áreas, sendo ela econômica, turística, educacional entre outras. O Governador enfatizou que o encontro serviu para estreitar ainda mais laços com o município, lamentando que nenhum representante da Prefeitura Municipal esteve presente no local, para discutir planejamentos e feitos para a melhoria da cidade.

A reunião teve a presença de mais de 140 empresários de diversos segmentos, representantes das 26 entidades que formam o Petrópolis 2030, vereadores e ainda a participação do bispo Dom Gregório Paixão, do desembargador Alexandre Teixeira e do juiz diretor do Fórum de Petrópolis, José Cláudio Macedo Fernandes.

Reconstrução
da cidade

Acompanhado de vereadores e de líderes comunitários, o governador também visitou a segunda fase das obras do Túnel Extravasor, que prevê intervenções nas comportas da galeria, jateamento de concreto para proteção em volta das paredes e no teto e a concretagem no fundo do túnel, que possui 3,2 km de extensão, 4 metros de largura e 4 metros de altura. A previsão de conclusão desta fase é no segundo semestre de 2024. O total de investimentos no túnel é de R$ 74 milhões.

Durante a agenda, o secretário Bernardo Rossi lembrou que o Estado investiu R$ 1,2 bilhão na recuperação da cidade, em obras e em apoio ao empresariado. "Vamos também dar a partida nas obras de contenção da Rua 1° de Maio, na Castelânea e no Indaiá; temos a segunda etapa do extravasor do Quissamã que já iniciamos; hoje trazemos o Segurança Presente e ainda cito a dragagem dos rios e outros serviços pontuais do Estado em Petrópolis que é um agente fundamental para reerguer a cidade", enumerou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.