Por: POR LUANA MOTTA
Petropolitanas: Atraso nas licitações pode prejudicar o Natal Imperial
Atraso nas licitações e pode prejudicar Natal Imperial
O vereador Hingo Hammes está cobrando da prefeitura a antecipação das licitações para a realização de eventos na cidade. O Natal Imperial que tem a abertura prevista para o dia 30 de novembro, ainda não teve as licitações concluídas. Segundo Hingo, caso a prefeitura não cumpra a lei que prevê que os pregões sejam concluídos com 60 dias de antecedência, a prefeitura será multada.
"A antecipação de licitações para os principais eventos da cidade não é mero capricho, como, muitas vezes, a atual gestão da Prefeitura tenta fazer parecer. Ao fazer a licitação do Natal Imperial, da Bauernfest e outros com no mínimo 60 dias de antecedência, conforme prevê nossa Lei 7790/2019, o poder público dá maior transparência ao processo e estimula a concorrência. O resultado é claro: melhores preços, melhor planejamento, melhor organização e, obviamente, melhores resultados", disse.
23ª edição do Petrópolis Gourmet
De 10 a 26 de novembro, nos restaurantes, nas praças, nos shoppings e nas ruas, os talentosos chefs locais irão compartilhar experiências e sabores em pratos únicos e inovadores, preparados com ingredientes locais e afetividade. A 23ª edição do Petrópolis Gourmet - "Cozinhando com afeto: receitas e memórias de família", é uma realização do Petrópolis Convention & Visitors Bureau com a participação de 45 restaurantes, bares, cafeterias e delicatessens e curadoria de Márcio Ricci, chef internacional.
Reforço na segurança pública da Região Serrana
A inauguração do Segurança Presente, na última semana, em Petrópolis, reuniu representantes das forças de segurança de toda a região. Na foto: a delegada titular da 105ª DP, Cristiana Onorato, e os delegados Antenor, do DGPI - Departamento-Geral de Polícia do Interior, e Márcio, diretor de área, o comandante do 38° BPM de Três Rios, tenente-coronel Luciano e o delegado da 106ª DP, Nei Loureiro. Autoridades de outros municípios também participaram, como o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, deputados Carlinho BNH e Marcus Vinicius. O presidente do DRM, Luís Claudio Magalhões, secretário da SSOP, Almir Schmidt.
Taxa de iluminação pública
A Câmara aprovou um projeto de lei proposto pelo vereador Dudu, que promove mudanças na forma como a iluminação pública poderá ser cobrada no município. O projeto determina que as faturas de energia elétrica enviadas aos consumidores devem apresentar os valores e os códigos de barras relativos ao consumo mensal de energia e à contribuição de iluminação pública de maneira separada, permitindo que sejam quitados de maneira independente.
Monumento
A Prefeitura entregou nesta sexta-feira (3), a obra de restauração do Monumento da Águia, que fica na Praça Visconde de Mauá. A obra contemplou a escultura e as instalações elétricas e hidráulicas da águia. Um trabalho técnico, cuidadoso, para manter as condições originais do monumento inaugurado em 1899.
TCE
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) aprovou, na última semana, as contas da Prefeitura de Petrópolis, referentes a 2022. O corpo instrutivo do TCE-RJ (Coordenadoria Setorial de Contas de Governo Municipal - CSC-Municipal) e o Ministério Público de Contas (MPC) do tribunal haviam dado parecer favorável às contas.