Por: Gabriel Rattes*

Secretária alerta preparação da saúde para o envelhecimento da população

Secretaria de Saúde do estado, Claudia Mello, alerta para o aumento da população idosa | Foto: Divulgação/Governo do Estado

A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, recomendou que as redes de saúde dos municípios do Rio se preparem com urgência para se adaptar e enfrentar os desafios causados pelo envelhecimento populacional. A secretária e outros especialistas discutiram como a saúde pública e a privada estão enfrentando os impactos do rápido aumento da idade média da população no Brasil. Em todo o estado, especialmente na Região Serrana, houve aumento da população idosa nos últimos anos. Em Teresópolis, por exemplo, a população idosa aumentou 48,4%, entre os anos de 2010 e 2022.

Claudia Mello, que é médica geriatra, foi um dos destaques do painel "Reais Impactos do Envelhecimento Populacional na Saúde Suplementar e no SUS", na #Fisweek, nesta última semana. O encontro, que reúne mais de 150 líderes do setor entre gestores, estudantes e startups, é considerado o maior da América Latina dedicado à saúde e à inovação.

A secretária pontuou que os efeitos do envelhecimento da população brasileira, comprovados pelos dados divulgados pelo IBGE no Censo 2022, devem ser tratados com celeridade por gestores públicos e privados.

"Os dados mostram que vamos aumentar ainda mais a nossa população idosa. Um outro ponto importante neste tema da longevidade é como teremos os recursos humanos necessários para tratar desta população. Melhoramos a nossa qualificação dos profissionais no estado, mas precisamos conquistar mais pessoas que queiram trabalhar nesta área. A tecnologia aumentou a expectativa de vida e o envelhecimento veio junto ", observou.

Teresópolis

Entre as duas últimas pesquisas censitárias do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2010 e 2022, o número de idosos, com 60 anos ou mais, aumentou em 48,4%, em Teresópolis. O número que era antes de 21.614 passou a ser 32.086. Em contrapartida, apresentou uma queda percentual de 17,6%, de pessoas entre 0 e 24 anos. Diminuiu de 63.042 para 51.940.

Dentre os demais municípios da Região Serrana, todos eles também apresentaram aumento de pessoas com 60 anos ou mais de idade e queda percentual de pessoas entre 0 a 24 anos. O município com os números mais expressivos de aumento de idosos foi Paty do Alferes, registrando 64% (de 3.360 em 2010 para 5.511 em 2022).

Alguns municípios já possuem políticas públicas em saúde específicas para a pessoa idosa, mas a intenção da Secretaria de Estado, é que essas ações sejam fortalecidas e ampliadas.

Em Teresópolis, segundo a Prefeitura, o Serviço de Atendimento Domiciliar tem em sua maioria pacientes idosos, que conta com acompanhamento de equipe de saúde em suas residências quando impossibilitados de se dirigirem às unidades para atendimento. Há também atividades de saúde e bem-estar como o projeto 'Ginástica para a Terceira Idade' que conta com aulas de ginástica e alongamento, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, e com edições especiais, em praças públicas. Já a hidroginástica é realizada em clubes parceiros da Prefeitura e conta com a participação de muitos idosos.

*Estagiário

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.