Por: POR LUANA MOTTA
Coluna Petropolitanas: Edital para o leilão da BR-040 pode não sair este ano
Edital para o leilão da BR-040 pode não sair este ano
O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou no início deste mês o plano de outorga do primeiro trecho da BR-040 que será leiloado - que liga Belo Horizonte a Juiz de Fora. O plano está sendo revisado, já que o tribunal fez algumas ressalvas, mas segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres, o edital deve ser lançado ainda este ano. Agora, o trecho que interessa Petrópolis, BR-040/495/MG/RJ que liga Juiz de Fora ao Rio de Janeiro, passando pela Serra Imperial, a ANTT está fazendo os ajustes no plano de outorga para envio ao TCU. Se aprovado, aí sim o edital será lançado. A previsão de publicação ainda este ano, ao que tudo indica, não vai se concretizar. Na última semana, o Ministério Público Federal enviou uma recomendação à ANTT cobrando o cronograma de lançamento do leilão. Quanto a este, a Agência disse que se manifestará diretamente ao MPF.
Tentativa de conciliação
A Justiça Federal do Rio tenta uma conciliação em relação aos processo de demolições previstas ao longo da rodovia BR-040, no trecho em Petrópolis. Durante a pandemia, essas demolições foram suspensas pelo Superior Tribunal Federal, e um processo judicial específico, conhecido como Incidente de Soluções Fundiárias, que foi instaurado para lidar com essas ocupações. Na sexta-feira (10), uma comitiva com representantes da esfera federal visitou os endereços dos processos.
Intervenção aprovada na Câmara
O vereador Eduardo do Blog (REP) cobrou da Prefeitura nesta semana uma intervenção no serviço de transporte público, e uma nova licitação. A proposta já havia sido formalizada, votada e aprovada na Câmara Municipal, em junho deste ano. "Nossa proposta para que seja feita a intervenção nas empresas de ônibus, até que seja viável uma nova licitação, já foi aprovada", disse o vereador. A cobrança retorna após o acidente com um microônibus no bairro Morin.
Preparando terreno para o Legislativo 2024
Na foto, Tiago Leite, diretor Previdenciário do Instituto de Previdência e Assistência do Servidor Público de Petrópolis (Inpas), ao lado dos seus padrinhos políticos, o prefeito de Magé, Renato Cozzolino (PP), e o deputado estadual Vinicius Cozzolino, na entrega da Medalha Tiradentes, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), nesta semana. Os Cozzolinos querem que Tiago consiga conquistar uma das quinze cadeiras na Câmara Municipal de Petrópolis no pleito do ano que vem.
Terminais
Segundo o vereador, os problemas no sistema de transporte, no entanto, não param por aí. Usuários relatam superlotação dos terminais dos distritos nos horários de pico e ainda falta de segurança, em especial no do Centro. O parlamentar oficiou a Polícia Militar e a Guarda Municipal, solicitando um posto fixo para segurança no local.
Segurança
"Recebemos relatos de casos de violência no terminal do Centro, entre confusões, brigas e até furtos. Por isso, pedimos às instituições de segurança que garantam a segurança de nossos cidadãos, inclusive, enquanto aguardam sua condução", finalizou o vereador, membro da Comissão de Transporte.