Análise feita pela Firjan, a partir da plataforma Retratos Regionais, aponta que os setores da Indústria e Comércio foram os maiores responsáveis por novas contratações em Teresópolis, no ano de 2023. Os dados agregados de todos os setores econômicos: indústria, comércio, serviços e agropecuária, mostram ainda que a cidade gerou 742 novos postos de trabalho, de janeiro a setembro deste ano.
O município fechou setembro com um saldo positivo de contratações, somando 95 no total. Dentro destes números as atividades que mais geraram empregos foram horticultura, restaurantes e outros estabelecimentos de serviço de alimentação ou bebida, fabricação de vinho, comércio varejista de hortifrutigranjeiros e atividades de atendimento hospitalar, já as que mais perderam foi condomínios prediais, atividades de apoio à agricultura, Comércio varejista de Produtos Alimentícios em Geral ou Especializado, Comércio varejista Especializado de Equipamentos de Telefonia e Comunicação e Obras de Acabamento.
Interior
Segundo a pesquisa, a Indústria fluminense teve em setembro seu melhor desempenho em contratações formais, o setor registrou, em setembro, seu melhor desempenho no mercado de trabalho neste ano, de acordo com a plataforma Retratos Regionais, produzida pela Firjan a partir de dados do Ministério do Trabalho e Previdência. Foram abertas 5.746 novas vagas na indústria com carteira assinada no mês. Já no ano, o estado do Rio de Janeiro acumula saldo de 123.028 novos empregos, de janeiro a setembro de 2023, em todos os setores, dos quais 37.194 são da indústria.
A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em painel sobre os segmentos que compõem o setor industrial, a Construção e a Indústria de Transformação também apresentaram seus maiores saldos de 2023, enquanto a Indústria Extrativa e os Serviços Industriais de Utilidade Pública mantiveram saldos positivos.
Apesar do bom desempenho, o resultado geral do setor industrial do estado está abaixo do nível de contratações de setembro do ano passado. O destaque vai para a Indústria de Transformação, que apresentou saldo acima do observado no mesmo período de 2022. Boa parte do resultado vem do setor de Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos.