Por: Gabriel Rattes e Wellington Daniel

Após atraso Prefeitura anuncia pagamento do Recomeço Seguro, mas ainda há acordos a serem firmados

Morro da Oficina em 15 de fevereiro de 2022 | Foto: Thiago Alvarez

A prefeitura de Petrópolis anunciou nesta última semana o pagamento do 4° lote do 'Recomeço Seguro'. Programa que consiste na compensação financeira às famílias do Morro da Oficina, no Alto da Serra, pago pelo município, por demolir as casas. Os pagamentos de todos os acordos já firmados foram realizados, mas segundo a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, ainda há pessoas esperando firmarem um acordo com o município desde julho.

O Programa Recomeço Seguro é uma iniciativa da Prefeitura de Petrópolis realizada no Morro da Oficina, no Alto da Serra, após a tragédia que atingiu a cidade no ano de 2022. Consiste no pagamento de compensações financeiras a famílias proprietárias de casas que precisam ser demolidas, para que as obras de contenção de encostas e drenagem realizadas pela Prefeitura no local possam avançar.

A Prefeitura está pagando entre R$ 90 mil e R$ 230 mil para cada família do programa Recomeço Seguro. Isso em função do levantamento topográfico e fotográfico realizado pelos técnicos do município, que avaliou cada imóvel de forma individualizada.

Ao todo, 16 famílias estavam à espera do pagamento do 4° lote do Programa. De acordo com o último calendário proposto à prefeitura de Petrópolis, já em atraso, os pagamentos deveriam ter sido feitos até o fim do mês de outubro, assim como a marcação dos atendimentos que faltam para finalizar os acordos de indenização.

Representantes da Defensoria Pública do Rio se reuniram, nesta última semana, com moradores do Morro da Oficina, em Petrópolis. Segundo a Instituição, durante o encontro, foi decidido que a Defensoria iria chamar a Prefeitura do Município para uma reunião nesta terça-feira (14) a fim de conversar sobre a situação dos moradores que faltam assinar os acordos indenizatórios. No entanto, a Defensoria informou que ainda não recebeu resposta do município acerca da reunião.

Ao ser questionado sobre o motivo da demora para realizar os acordos restantes, não obtivemos resposta do Poder Público.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.