Por: Gabriel Rattes e Wellington Daniel

Deputado Yuri Moura abre caminho para candidatura a prefeito de Petrópolis

Deputado estadual Yuri Moura (Psol) em entrevista ao Correio Petropolitano Debate | Foto: Reprodução/TVC

Por Gabriel Rattes e

Wellington Daniel

O deputado estadual Yuri Moura (PSOL) declarou que pretende se candidatar a prefeito de Petrópolis na eleição de 2024, o anúncio foi feito em entrevista ao Correio Petropolitano Debate nesta última semana. Yuri também afirmou que mesmo sendo de esquerda e progressista, não estará apoiando o atual prefeito Rubens Bomtempo, e não está de acordo com as políticas públicas municipais de hoje. "Mudar a nossa história passa por pensar a resposta à tragédia, maior investimento em educação e saúde. Petrópolis precisa voltar a ser um local onde as coisas funcionam", disse o deputado.

Yuri Moura foi o mais votado na cidade à deputado estadual na eleição de 2022, e também já ocupou o cargo de vereador, participando da Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara Municipal. "Sou muito grato à cidade de Petrópolis e vejo que, à frente do Governo Municipal, a gente pode mudar esta história", disse o deputado.

Apoio a Rubens Bomtempo?

Yuri afirmou ter um respeito pelo atual prefeito Rubens Bomtempo, mas não concorda com o rumo que o município está tomando. "Na minha opinião, hoje o Governo Municipal não vai bem. Eu tentei contribuir, apresentei projetos, mas não fui escutado como eu queria. A eleição do ano passado dividiu o Brasil, e consequentemente Petrópolis também. Por mais que sejamos todos do campo progressista, não quer dizer que hoje eu defenda que a política municipal que o governo está implementando, é a que eu quero para a cidade", enfatizou.

O deputado afirmou não concordar com a situação em que o transporte público está e como a política de prevenção às tragédias vem sendo realizada. "Discordo mais ainda da política educacional. Sou professor, sei de onde venho, sei o que muda a sociedade e discordo totalmente de como a rede municipal de ensino está sendo organizada em Petrópolis", completou.

Projetos de prevenção

Segundo o deputado, um terço da população petropolitana mora em áreas de risco e o motivo é a falta de planejamento urbano. Petrópolis tem cinco distritos, e hoje, 60% da população está localizada no primeiro distrito (Centro). Territorialmente, o Centro faz parte de 16% do total de Petrópolis.

"Existe um grande adensamento populacional aqui na cidade. Primeira coisa é entender isso, a longo prazo. Não dá para uma cidade moderna, que quer ter mobilidade urbana, quer preservar o meio ambiente, quer ter emprego e desenvolvimento, ser desse modelo. Se está todo mundo adensado, a tendência é jogar os mais pobres, principalmente o povo preto e trabalhador, para a beira do rio e para cima do morro. A gente tem que fazer uma reflexão sobre esse planejamento", enfatizou Moura.

Relação estadual e nacional

Apesar de declarar ser oposição ao atual Governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, Yuri afirma que se eleito, terá uma relação totalmente institucional. "A partir do momento em que você se elege prefeito, alguém se elege governador e alguém se elege presidente, existe o que está na constituição, que é tentar buscar uma cooperação desse pacto federativo para melhorar a vida", afirmou.

Moura também disse que o pacto federativo é injusto com os municípios. "A gente de fato depende de recursos estaduais e nacionais. Só que hoje a gente tem um governo que não se articula para isso e também não usa os fundos que a gente tem a nível de município", completou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.