Por Leandra Lima*
O aumento das temperaturas e do calor extremo provocado por ondas de calor podem apresentar riscos à saúde da população, especialmente às crianças, idosos ou indivíduos que possuem alguma comorbidade. Com a constante alta dos termômetros, a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro emitiu um alerta e divulgou orientações para lidar com as ondas de calor durante este período.
De acordo com a Secretaria Estadual, durante esses picos térmicos é preciso redobrar os cuidados com a saúde, devido à maior perda de líquidos e de sais minerais pela transpiração, sendo as crianças, os idosos e a população em situação de rua os mais sensíveis a essas perdas. Segundo estudos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), bebês, crianças, mulheres grávidas e idosos são suscetíveis ao estresse térmico, que ocorre quando o corpo não consegue se manter numa temperatura normal de 36,5ºC.
O estresse térmico pode acometer a todos os indivíduos e pode causar sintomas leves como: fraqueza; náuseas; tonturas; febre baixa; lábios secos; suor excessivo; cãibras; dores de cabeça; erupção cutâneas e cansaço. E também podem gerar casos graves como: confusão mental; convulsão; coma; temperatura corporal alta (acima dos 40ºC); desmaio; não urinar em um período de 8 horas ou urina escura; batimentos cardíacos e respiração acelerados; irritabilidade; olhos ou testas fundos; vômito; diarreia e insolação, a Secretaria de Saúde informou que na presença de algum destes sintomas é importante permanecer em local fresco ou refrigerado, tentar baixar a temperatura e buscar atendimento em um serviço de saúde.
Para enfrentar essa onda de calor a orientação para bebês e crianças é oferecer líquido com frequência, lembrando que a água deve ser sempre filtrada ou fervida; para os idosos, maiores de 65 anos, pessoas doentes, especialmente cardíacos ou com pressão alta, acamados, portadores de doenças crônicas, cardiovasculares, respiratórias, mentais, renais, diabetes, alcoolismo e pessoas que tomam medicamentos de uso contínuo é necessário se hidratar com frequência, a não ser que haja contraindicação médica.
Para as mulheres grávidas, é recomendado que não façam atividades físicas ao ar livre quando estiver muito quente e evitar sair em temperaturas acima dos 40ºC. Já para a população em geral é aconselhado manter a casa fresca fazendo o ar circular, usar roupas frescas com poucas camadas, manter-se hidratado, se alimentar bem e adicionar saladas na alimentação e se possível não sair em horário de pico do sol, sendo das 10h às 16h. Para todos os grupos o indicado é passar diariamente o protetor solar e reaplicar durante o dia.
Clima
O clima para os próximos dias ainda se mantém elevado no Estado do Rio e na Região Serrana, sendo necessário manter os cuidados. Em Petrópolis, com base nos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a previsão do tempo contará com muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas e muito calor. A tendência é que nesta sexta as temperaturas variem entre mínima de 23ºC e máxima de 40ºC, a umidade do ar pode alternar entre máxima de 80% e mínima de 30% os ventos terão baixa intensidade. A previsão para o sábado (18) segue com as mesmas características, sofrendo alteração nas temperaturas que aumentam, marcando máxima de 42ºC e mínima de 21ºC, já no domingo (19) o tempo continua com muitas nuvens com pancadas de chuva podendo haver uma mudança nas temperaturas variando entre máxima de 30ºC e mínima de 15ºC, os ventos continuam com baixa intensidade e a umidade do ar varia entre mínima de 50% e máxima de 100%.
*Estagiária