O tradicional Túnel de Luz da Rua 16 Março segue indefinido para o Natal Imperial de 2023. O pregão que pretende contratar uma empresa para realizar a captação de recursos para executar a programação cultural, decoração e estrutura do evento para os anos de 2023 e 2024, não consta nenhuma informação sobre a popular decoração. O município deu ordem de início para a empresa Instaled Soluções Tecnológicas, que será responsável pela decoração, ornamentação e iluminação cênica. Mas neste, o registro de preços, também não consta nada sobre o Túnel.
A empresa foi escolhida após a Prefeitura aderir a um registro de preços da Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco, em São Paulo. No entanto, o contrato firmado com a empresa não consta no Portal da Transparência da Prefeitura, e nem mesmo os valores que serão pagos pelo serviço foram divulgados.
Segundo o vereador Domingos Protetor (Pode), a prefeitura teria cancelado a programação do túnel alegando que a altura não é compatível. "Túnel de Luz que atrai centenas de turistas aqui da cidade. No local já tem um medidor de altura. Por incompetência da prefeitura nós não vamos ter o Túnel de Luz tão tradicional aqui na Rua 16 de Março", disse o vereador nas redes sociais. "Também, para fazer a vergonha que foi feita no ano passado, de repente, é melhor nem fazer. O último natal decente que nós tivemos aqui foi o natal do ano em que o governo interino de Hingo Hammes fez", completou Domingos.
Questionada, a prefeitura não respondeu sobre a não realização do Túnel.
Atraso na licitação
Após três tentativas, o município agendou uma nova data para a realização da licitação supracitada. No dia 25 de outubro o pregão foi cancelado após não ter empresas interessadas. Já no dia 10 de novembro o processo não teve conclusão, pois as empresas inscritas foram desclassificadas. Agora, o processo licitatório será realizado no dia 28 de novembro, dois dias antes do início do evento.