Por: Wellington Daniel

Reforma do Theatro D. Pedro deve ser retomada este ano

Theatro D Pedro está fechado para obras desde 2019 | Foto: Arquivo/TVC

Por Wellington Daniel

A Prefeitura de Petrópolis vai retomar as obras do Theatro Dom Pedro. O município publicou o extrato do contrato em Diário Oficial no início do mês. A empresa responsável pelo serviço será a Engeprat Engenharia e Serviços, vencedora de uma licitação de agosto, que deverá concluí-lo em até 240 dias, pelo valor de R$ 2,3 milhões. Por este prazo, o espaço só deve ser reinaugurado depois de julho de 2024.

Em nota enviada ao Correio, a gestão de Rubens Bomtempo (PSB) disse que encontrou as obras paralisadas e, após retomar as intervenções em 2022, decidiu pelo distrato com a empresa, pois apenas 25% das obras estavam concluídas. Ainda informou que a retomada foi possível graças à volta dos repasses do Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços (ICMS).

Símbolo do turismo e cultura da cidade, o Theatro Dom Pedro está em obras desde 2019, entre períodos de pleno serviço e paralisações. A Prefeitura chegou a anunciar que o espaço seria reaberto ainda neste ano, mas, pelo novo prazo das obras, a meta não será cumprida.

A Prefeitura quase perdeu R$ 1,8 milhão de verbas do Ministério do Turismo, que foram destinadas para a reforma do espaço. Para utilizá-lo, as obras devem ser retomadas até dezembro. A reportagem questionou o município sobre este convênio, mas não obteve retorno até o fechamento.

O projeto original de reforma incluía a restauração dos banheiros, dos acessos ao anexo e da fundação para a instalação do elevador. Também eram previstas intervenções na parte elétrica, camarins, palco, salão principal e acessibilidade. Os tapumes, colocados para a obra, demonstram o abandono, com diversas pichações.

A fiscalização do cumprimento do contrato caberá à Secretaria de Obras do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.