Onda de calor zera estoques de ventiladores nas lojas da cidade

Por Raphaela Cordeiro

Onde de calor fez aumentar as vendas de ventiladores

Por Raphaela Cordeiro

O verão ainda não chegou, mas as temperaturas já estão no topo dos termômetros. Até Petrópolis, que costuma ser uma cidade mais fresca, está desde a semana passada com temperaturas máximas acima dos 30 graus. Para aliviar o calorão, muitos petropolitanos foram às lojas em busca de ventiladores. Mas, muitos deles, saíram de mãos abanando. "Eu rodei todas as lojas de Itaipava e não encontrei, então vim ao Centro. Mas aqui também está muito difícil de encontrar um ventilador", disse a aposentada

No Centro da cidade, a maior parte das lojas vendeu todos os produtos nos primeiros dias desta semana. Quando o estoque esgotou, os ventiladores do mostruário foram parar na casa dos petropolitanos. Em uma das lojas, a venda aumentou quase 100% nos últimos 7 dias, expectativa que não era esperada pela gerência.

"A gente vendeu tudo na segunda-feira, às 17h, já tinha acabado. Na terça, tinham 25 unidades e vendemos tudo. Na quarta-feira, tinha acabado em todas as revendas, inclusive aqui. Já nesta quinta-feira, recebemos 110 peças e já acabou também. Um aumento de quase 100% nas vendas desde a semana passada. Fizemos pedido extra e nem o fornecedor tem para atender a gente, estamos trazendo de outros estados", disse o gerente Casimiro de Paula.

Alguns estabelecimentos estão conseguindo a reposição do produto com facilidade, mas assim que chegam, levam poucas horas para esgotarem. Já outras lojas, tem previsão de reposição para esta semana, mas ainda não há confirmação da chegada de novos produtos, já que a questão afeta todo o Brasil. A onda de calor já atinge 2.707 municípios brasileiros, principalmente as regiões Sudeste e Centro-Oeste.

"Está muito difícil de encontrar ventilador. Chegamos na loja, consegui comprar um, mas já procurei em várias lojas. Está muito quente e nem chegamos no verão ainda, nem imagino como vai ficar", disse o aposentado Francisco de Paula.

"Ontem a gente rodou a cidade inteira e não achei em lugar nenhum. Agora achei nessa loja e já comprei logo dois, mas já tá esgotando também. Está calor demais e só o ventilador vai refrescar", disse a estudante Letícia Fernandes.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de calor deve durar até esta sexta-feira. Conforme a previsão do Inmet, estados que estão enfrentando a onda de calor devem receber chuvas intensas na próxima semana. Na região Sudeste, a queda da temperatura na sexta-feira já deve vir acompanhada de precipitações.