Nova Friburgo contará com o Selo Empresa Amiga da Mulher

Por Redação Petropolitano

Iniciativa é promovida pelo Governo do Estado

Nova Friburgo recebe nesta quinta-feira (23) um evento com atividades totalmente voltadas para o público feminino. A Secretaria de Estado da Mulher fará o lançamento regional do Selo Empresa Amiga da Mulher e a assinatura da adesão à campanha Rede Mulher na Palma da Mão por indústrias que fazem parte do Sindicato de Moda Íntima de Nova Friburgo (Sindvest). A ação faz parte do calendário do Estado no Mês Estadual da Mulher Empreendedora.

"O polo de moda íntima de Nova Friburgo tem 80% de gestoras mulheres e 80% de trabalhadoras do sexo feminino, produzindo 335 milhões de peças por ano. É uma região muito importante, que responde por 35% da produção de moda íntima e fitness do Brasil. Não poderia estar fora do calendário deste primeiro Mês Estadual da Mulher Empreendedora, que tem sido repleto de encontros e trocas para formação de redes que fortalecem o empreendedorismo entre as mulheres. Somos o estado mais feminino do país, com 53% da população formada por mulheres, e o estado com a maior porcentagem de mulheres empreendedoras", disse a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.

O Selo Empresa Amiga da Mulher será conferido anualmente às empresas que contribuem com ações e projetos de promoção e defesa dos direitos da mulher no Rio de Janeiro. A certificação é uma parceria da Secretaria da Mulher com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, e vai ser apresentada num evento, às 20h, no Salão Social do Nova Friburgo Country Club. A cerimônia terá participação da Firjan, por meio do Conselho da Mulher, e do Sindvest, por meio do SindMulher.

Neste mesmo evento, a Secretaria de Estado da Mulher apresentará às empresas da região a Campanha Rede Mulher na Palma da Mão, com a assinatura de termo de adesão por parte de fábricas que compõem o Sindvest. As fábricas do polo de moda íntima irão fixar nos produtos etiquetas com mensagens sobre os tipos de violências contra a mulher e o QRCode de acesso ao aplicativo gratuito Rede Mulher.

"A programação do Mês Estadual da Mulher Empreendedora só será encerrada no dia 30 e, até lá, serão visitados pelo menos 12 municípios do estado, que receberão 18 ações idealizadas para inspirar, capacitar e conectar mulheres que comandam negócios", diz a superintendente de Autonomia Econômica da SEM-RJ, Karoline Mendez.

Como conseguir o Selo Empresa Amiga da Mulher

Para receberem o Selo Empresa Amiga da Mulher, as empresas devem divulgar, interna e externamente, ações afirmativas e informativas sobre temas voltados aos direitos da mulher, principalmente sobre a Lei Maria da Penha, e demais dispositivos legais que tratem do enfrentamento à violência contra a mulher. As empresas também precisarão apresentar carta de compromisso com planejamento de ações, projetos e programas, bem como convênios, parcerias com órgãos ou empresas públicas ou privadas, entidades filantrópicas e associações que visem à qualificação profissional, a inclusão, o bem-estar e o desenvolvimento da mulher no mercado de trabalho e na sociedade. Os interessados em receber a certificação precisam se inscrever até 10 de dezembro. A comprovação dos requisitos será feita por meio de declaração da própria empresa, apresentação de documentos, fotos e materiais de divulgação, que deverão ser enviados para o email da comissão: seloempresaamiga@mulher.rj.gov.br .