Com 78,71%, Teresópolis subiu no índice do Radar da Transparência, divulgado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) na última semana. No Estado do Rio de Janeiro, a cidade subiu de 94º para 8º, somando os resultados do Poder Executivo e Poder Legislativo, e de 94º para 5º, levando em conta apenas o Poder Executivo. Esse resultado torna a Prefeitura de Teresópolis a mais transparente da Região Serrana em 2023.
O desempenho do Poder Executivo subiu, em relação ao índice divulgado no ano passado, de 65,43% para 78,71%. A média estadual das Prefeituras no Rio de Janeiro caiu de 69,97% em 2022, para 58,07% neste ano, enquanto Nova Friburgo e Petrópolis ficaram com 50,63% e 64,61% respectivamente. Segundo o prefeito Vinicius Claussen, a escalada no ranking já era esperada. "Criamos uma força-tarefa para tornar Teresópolis um dos municípios mais transparentes do Estado, envolvendo diversas estruturas, entre elas a Secretaria de Controle Interno e a Secretaria de Ciência e Tecnologia. Esse resultado é fruto de um esforço coletivo de toda a Prefeitura, e que não para por aqui. Vamos continuar trabalhando para que Teresópolis avance ainda mais no ranking, possibilitando cada vez mais a fiscalização da sociedade, além de estender a participação popular na tomada de decisões'', afirmou.
Enquanto o Executivo subiu no ranking, o Legislativo…
Os números do Legislativo não foram animadores, caindo de 72,91% em 2022, para 28,59% neste ano. A média estadual das Câmaras Municipais no Estado do Rio de Janeiro também caiu, de 56,38% para 49,44%, enquanto Petrópolis e Nova Friburgo ficaram com 31,61% e 82,31%, respectivamente.
O Radar é uma ferramenta desenvolvida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), pelo Tribunal de Contas da União e pelo Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT), a partir do Levantamento Nacional de Transparência Pública, realizado em conjunto com os demais Tribunais de Contas e outras entidades. O site permite consultar a situação de cada instituição fiscalizada e acompanhar a evolução das ações voltadas ao aprimoramento da transparência.
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jorge Oliveira, falou sobre a importância do Radar "No mundo contemporâneo, o acesso à informação e à transparência se tornaram princípios essenciais para o funcionamento saudável das democracias e para a garantia dos direitos dos cidadãos. A transparência não é só uma questão de prestação de contas, mas também um instrumento que permite o engajamento cívico da população na formulação, acompanhamento e formulação das políticas públicas". Para consultar o Radar basta acessar o site: radar.tce.mt.gov.br/extensions/radar-da-transparencia-publica/panel.html.